Nos dias 13 e 14 de maio, fornecedores, gráficos e designers se reuniram na sede da Abigraf, em São Paulo, para participar do Print Paper 2025, evento que teve como objetivo apresentar tendências, desafios e possibilidades de aplicações criativas para o uso do papel em diferentes mercados.
Além de uma área de exposição, onde os patrocinadores Blendpaper, Fedrigoni Special Papers e Sylvamo puderam apresentar suas linhas de papel e novidades, o Print Paper contou com uma programação especial de palestras que reuniu especialistas que para discutir temas como técnicas de produção, mercados, oportunidades, uso da Inteligência Artificial, sustentabilidade e economia circular aplicadas ao universo do papel e os papéis especiais.
No dia 13/05, a grade de palestras trouxe os temas “Se tudo começa com design, como termina?” com Márcio Mendes, especialista em marketing sustentável; “As múltiplas dimensões do papel em diferentes espaços”, com a designer e artista Marina Lombardo; e “Projetos gráficos, design & Inteligência Artificial”, com Alexandre Reibaldi, professor e sócio na agência Ctrl+D.
Já no dia 14/05, aconteceram as palestras “Papel: pra quê e porquê” com Manaira Abreu, diretora criativa da Mandacaru e Bebel Books; e “Preimunização das embalagens”, com Margot Doi Takeda, diretora da A-10 Design. Encerrando a manhã, aconteceu um painel de debates com Gustavo Silva (Blendpaper), Sonia Rodrigues (Fedrigoni Special Papers) e Nathan Constantino (Sylvamo) que discutiram os desafios e possibilidades de aplicações do papel em diferentes frentes.
O Print Paper foi uma realização da Abigraf Nacional, Abitec e G. Martin Comunicação e Marketing, com apoio institucional da ABIEA, Abedesign, Abicomv, Abigraf Regional São Paulo, Abro, Andipa, APP Brasil, Embanews, Ibá, Ondas Impressas, Portal do Papel, PropMark, Revista Abigraf, Sinapel, Sinapro, Sindigraf-SP e Two Sides. A edição 2025 teve o patrocínio da Blendpaper, Fedrigoni Special Papers e Sylvamo.