A produção da indústria gráfica encerrou 2021 com aumento de 7,8% em relação a 2020, como mostra o Boletim de Atividade Industrial, Abigraf Nacional. A alta em 2021 reflete em grande medida as perdas exibidas pelo setor no ano anterior (17,8%). O desempenho positivo em 2021 foi influenciado pelo aumento na produção do segmento de Atividades de Impressão (que inclui, livros, revistas, cartões magnéticos, impressos para fins promocionais diversos e de segurança, entre outros) que registrou aumento de 23,7%. Os segmentos de Produtos de Papel (que inclui, por exemplo, cadernos, agendas e etiquetas adesivas de papel impressas) caiu 0,3%, enquanto o setor de Embalagens (que inclui cartuchos, caixas, sacolas, sacos e bolsas de papel impressas) registrou contração de 0,7%. O Boletim destaca que a produção física terminou o ano passado 17,5% abaixo do nível pré-pandemia (comparação com o quarto trimestre de 2019). Na Indústria de Transformação, a produção está 2% abaixo do nível pré-pandemia.
Para os próximos meses a entidade projeta que a produção industrial não deverá exibir recuperação consistente. O conflito na Ucrânia, a disparada no preço internacional das commodities, o risco de estagflação na economia global e o cenário nacional com elevação da taxa básica de juros Selic são fatores que devem impactar a atividade econômica. Conforme consta no boletim setorial, a projeção para produção industrial em 2022 indica queda de 1,5%, que se confirmada, será a sexta em um período de dez anos. Desta forma, para a indústria gráfica a previsão, preliminar, é um recuo de 2,4% neste ano.
Produção da indústria gráfica cresceu 7,8%
Noticias Relacionadas
Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas
Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.
Leia maisAbigraf Nacional celebra 60 anos
São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.
Leia maisRevista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor
A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.
Leia mais