30 de junho de 2022

Produção da indústria gráfica cresceu 7,8%

A produção da indústria gráfica encerrou 2021 com aumento de 7,8% em relação a 2020, como mostra o Boletim de Atividade Industrial, Abigraf Nacional. A alta em 2021 reflete em grande medida as perdas exibidas pelo setor no ano anterior (17,8%). O desempenho positivo em 2021 foi influenciado pelo aumento na produção do segmento de Atividades de Impressão (que inclui, livros, revistas, cartões magnéticos, impressos para fins promocionais diversos e de segurança, entre outros) que registrou aumento de 23,7%. Os segmentos de Produtos de Papel (que inclui, por exemplo, cadernos, agendas e etiquetas adesivas de papel impressas) caiu 0,3%, enquanto o setor de Embalagens (que inclui cartuchos, caixas, sacolas, sacos e bolsas de papel impressas) registrou contração de 0,7%. O Boletim destaca que a produção física terminou o ano passado 17,5% abaixo do nível pré-pandemia (comparação com o quarto trimestre de 2019). Na Indústria de Transformação, a produção está 2% abaixo do nível pré-pandemia.
Para os próximos meses a entidade projeta que a produção industrial não deverá exibir recuperação consistente. O conflito na Ucrânia, a disparada no preço internacional das commodities, o risco de estagflação na economia global e o cenário nacional com elevação da taxa básica de juros Selic são fatores que devem impactar a atividade econômica. Conforme consta no boletim setorial, a projeção para produção industrial em 2022 indica queda de 1,5%, que se confirmada, será a sexta em um período de dez anos. Desta forma, para a indústria gráfica a previsão, preliminar, é um recuo de 2,4% neste ano.

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais