As pesquisas Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, ano-base 2022, já estão disponíveis, realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Câmara Brasileira do Livro, os resultados das pesquisas ano-base 2022 é o mais longevo do setor no Brasil e na América Latina.
De acordo com os dados apresentados, as vendas ao mercado do setor editorial brasileiro apresentaram um crescimento nominal de 3% em 2022.
Nos segmentos de livros didáticos, obras gerais e religiosos houve um aumento nominal de 6% no faturamento das editoras. Já o subsetor CTP apresentou uma queda nominal de 10% do faturamento.
A pesquisa também apontou que as livrarias exclusivamente virtuais são o canal com maior participação no faturamento das editoras, alcançando 35,2% em 2022, superando pela primeira vez as livrarias físicas.
Também pela primeira vez em 2022, no subsetor de obras gerais, Feiras do Livro/Bienal aparecem entre os cinco primeiros canais na participação do faturamento das editoras.
Quer saber mais sobre a pesquisa? Você pode rever a apresentação no canal do Youtube do SNEL ou acessar a pesquisa na íntegra no site.