16 de dezembro de 2020

Programa Enfrentar: o “auxílio emergencial” da ABIGRAF e do SEBRAE

Programa criado pela ABIGRAF e pelo SEBRAE forneceu ferramentas para empresas saírem da crise causada pela pandemia.

Quando a pandemia começou, a empresária Maria da Graça Calderon de Carvalho viu a Gráfica Potyguara ficar quase 5 meses sem nenhum pedido. Em agosto o faturamento começou a voltar, porém a dificuldade de gestão da empresa se mostrou um grande obstáculo para a retomada do crescimento. Ela conta que não pode participar da primeira edição do Enfrentar, mas quando ficou sabendo da volta do programa, uma parceria ABIGRAF/SEBRAE, não pensou duas vezes. “Alterei minha agenda e participei de todos os módulos do programa”.

Segundo a empresária, o Programa Enfrentar foi um divisor de águas para ela. “Vou aproveitar e investir nas soluções apresentadas para a divulgação da empresa, e também acelerar a entrada da Potyguara no comércio eletrônico. Também aprendi muito no módulo sobre proteção de caixa e vou adotar imediatamente medidas para garantir a saúde financeira de minha empresa”. Segundo ela, o conteúdo de qualidade oferecido no Enfrentar não foi uma surpresa e sempre que houver iniciativas nesse sentido, ela vai aproveitar.

“Nossa parceria com o SEBRAE é sólida e sempre deu bons resultados. Nesse momento de crise, não poderia ser diferente. É muito bom constatar que essa sinergia entre duas entidades tão importantes chega realmente na ponta, para auxiliar quem mais precisa com inteligência, competência e profissionalismo”, afirma o presidente da ABIGRAF – SP, Sidney Anversa Victor.

Noticias Relacionadas

02 de abril de 2026

Estão abertas inscrições para categoria Fornecedores no 22º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica

Com novidades na metodologia de apuração dos ganhadores, estão abertas até 29 de maio de 2026 as inscrições para a categoria Fornecedores do 22º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, realizado pelo Sigep/Abigraf-PR com auditoria do Senai-PR.

Leia mais
02 de abril de 2026

Power of Print 2026 está com inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Power of Print 2026 (PoP), uma realização da Two Sides Brasil, com correalização da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), ESPM e PropMark.

Leia mais
02 de abril de 2026

Abigraf Nacional realiza visita à Canopus Química

No último dia 1º de abril, o gerente executivo da Abigraf, Rogério Camilo, conheceu a planta industrial da Canopus Química, em Diadema (SP), fabricante de tintas e vernizes para uso na indústria gráfica com atuação em todo o Brasil.

Leia mais