07 de março de 2025

Projeto “Mercado Editorial e Literatura Criativa”, do SEBRAE-RJ, auxilia pequenas editoras a se reinventarem

Ao longo da última década, o mercado editorial assistiu as crises de grandes livrarias e seus consecutivos impactos no setor. Porém, de acordo com matéria publicada pela Agência SEBRAE (ver completo no link), assinada por Rafael Baldo, 2025 será crucial para as editoras, sobretudo, para as de menor porte.
Ele cita a analista de projetos de Economia Criativa do SEBRAE do Rio, Nathalia Azevedo, para quem o mercado editorial enfrentará a necessidade urgente de buscar soluções após anos de crise.
A matéria destaca, ainda, o projeto do SEBRAE/RJ chamado Mercado Editorial e Literatura Criativa, que busca oferecer uma solução para pequenas editoras do estado, com foco em impulsionar o acesso ao mercado e o aumento de faturamento. Desde 2023, mais de 150 pequenas editoras fluminenses foram apoiadas pela iniciativa. A ação orienta editoras de menor porte a se organizar e buscar diferenciais, como, por exemplo, focar em nichos específicos e em uma “identidade editorial”.
Além disso, o projeto abre espaço para diálogo entre profissionais de pequenas editoras, o que favorece o surgimento de novas ideias.
Dicas – Nathalia pontua algumas dicas para editoras que desejam se reinventar em 2025, o que inclui investir em diversidade de títulos, priorizar a acessibilidade de livros, focar em segmento de mercado, nas tecnologias digitais, estudar o perfil do consumidor final (o leitor) de modo a compreender e atender suas demandas, criação de eventos voltados à criação de novos leitores, entre outras.
Cenário – O hábito de leitura vem perdendo espaço diante da concorrência com outras opções oferecidas pelo streaming e pelo audiovisual a partir de dispositivos móveis.
A Pesquisa Retratos da Leitura de 2024 também confirma o cenário, apontando que houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país desde 2020. Cerca de 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero (incluindo didáticos, bíblia e religiosos) nos três meses anteriores à pesquisa.

FONTE: AGÊNCIA SEBRAE

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais