29 de maio de 2025

Quem manda nos projetos de embalagem? Um debate sobre atribuições, valor e colaboração

Num setor cada vez mais orientado pela inovação e pela sustentabilidade, quem deve assumir a liderança no desenvolvimento de projetos estruturais de embalagem: o designer, o convertedor ou o dono da marca? Essa é a provocação que guia o sétimo episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, apresentado pela jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa.

O programa reúne três vozes com experiências complementares: Gabriel Musskopf, diretor comercial da Solupack, indústria de Roca Sales (RS) especializada em embalagens para o setor de cosméticos; Ricardo Sastre, diretor da Mudrá Design e presidente da APdesign (RS); e Arieta Soares, consultora sistêmica de embalagem, com passagem por grandes marcas, como a BRF Pet.

A conversa gira em torno dos modelos mais adotados hoje no mercado – desde estúdios de design que desenvolvem projetos completos até convertedores que oferecem a criação integrada à produção, muitas vezes sem cobrança direta pelo serviço. Em pauta, os desafios da precificação, da percepção de valor, da fidelização de clientes e das oportunidades (ainda pouco exploradas) de parcerias híbridas entre os diferentes agentes da cadeia.

Com um olhar crítico e ao mesmo tempo propositivo, o episódio aponta para a importância de uma atuação colaborativa e alinhada desde as primeiras etapas da concepção da embalagem – o que pode ampliar a efetividade dos projetos, gerar soluções mais criativas e sustentáveis, e valorizar o papel de cada profissional envolvido.

O T6 EP7 – Quem manda nos projetos de embalagem está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher.

E também no YouTube, no formato videocast.

Ou então no site: www.ondasimpressas.com.br

Ondas Impressas
ondasimpressaspodcast@gmail.com
Instagram: @ondasimpressas
LinkedIn: Ondas Impressas
X: @ondasimpressas
YouTube: @ondasimpressas

Noticias Relacionadas

25 de julho de 2025

Vem aí o 33º Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica

Separe suas peças para o 33º Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, a maior e mais tradicional premiação do setor em toda a América Latina.

Leia mais
24 de julho de 2025

Abigraf-RS, Sindigraf-RS e Unicred Premium realiza palestra com Giane Guerra em 26/08

Em comemoração aos 30 anos da Unicred Premium – parceira do Conexão Gráfica RS (que une as marcas da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS) –, empresas associadas adimplentes às entidades gráficas gaúchas poderão participar de uma palestra especial.

Leia mais
24 de julho de 2025

De 3 a 6 de agosto, Abigraf e CBL terão parceria inédita com a Escolar Office Brasil 2025

A Abigraf e a CBL (Câmara Brasileira do Livro) terão uma parceria estratégica com a Escolar Office Brasil 2025, principal feira de negócios voltada ao universo de papelarias, escritórios e organizações, que acontecerá de 3 a 6 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Leia mais