29 de maio de 2025

Quem manda nos projetos de embalagem? Um debate sobre atribuições, valor e colaboração

Num setor cada vez mais orientado pela inovação e pela sustentabilidade, quem deve assumir a liderança no desenvolvimento de projetos estruturais de embalagem: o designer, o convertedor ou o dono da marca? Essa é a provocação que guia o sétimo episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, apresentado pela jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa.

O programa reúne três vozes com experiências complementares: Gabriel Musskopf, diretor comercial da Solupack, indústria de Roca Sales (RS) especializada em embalagens para o setor de cosméticos; Ricardo Sastre, diretor da Mudrá Design e presidente da APdesign (RS); e Arieta Soares, consultora sistêmica de embalagem, com passagem por grandes marcas, como a BRF Pet.

A conversa gira em torno dos modelos mais adotados hoje no mercado – desde estúdios de design que desenvolvem projetos completos até convertedores que oferecem a criação integrada à produção, muitas vezes sem cobrança direta pelo serviço. Em pauta, os desafios da precificação, da percepção de valor, da fidelização de clientes e das oportunidades (ainda pouco exploradas) de parcerias híbridas entre os diferentes agentes da cadeia.

Com um olhar crítico e ao mesmo tempo propositivo, o episódio aponta para a importância de uma atuação colaborativa e alinhada desde as primeiras etapas da concepção da embalagem – o que pode ampliar a efetividade dos projetos, gerar soluções mais criativas e sustentáveis, e valorizar o papel de cada profissional envolvido.

O T6 EP7 – Quem manda nos projetos de embalagem está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher.

E também no YouTube, no formato videocast.

Ou então no site: www.ondasimpressas.com.br

Ondas Impressas
ondasimpressaspodcast@gmail.com
Instagram: @ondasimpressas
LinkedIn: Ondas Impressas
X: @ondasimpressas
YouTube: @ondasimpressas

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais