29 de maio de 2025

Quem manda nos projetos de embalagem? Um debate sobre atribuições, valor e colaboração

Num setor cada vez mais orientado pela inovação e pela sustentabilidade, quem deve assumir a liderança no desenvolvimento de projetos estruturais de embalagem: o designer, o convertedor ou o dono da marca? Essa é a provocação que guia o sétimo episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, apresentado pela jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa.

O programa reúne três vozes com experiências complementares: Gabriel Musskopf, diretor comercial da Solupack, indústria de Roca Sales (RS) especializada em embalagens para o setor de cosméticos; Ricardo Sastre, diretor da Mudrá Design e presidente da APdesign (RS); e Arieta Soares, consultora sistêmica de embalagem, com passagem por grandes marcas, como a BRF Pet.

A conversa gira em torno dos modelos mais adotados hoje no mercado – desde estúdios de design que desenvolvem projetos completos até convertedores que oferecem a criação integrada à produção, muitas vezes sem cobrança direta pelo serviço. Em pauta, os desafios da precificação, da percepção de valor, da fidelização de clientes e das oportunidades (ainda pouco exploradas) de parcerias híbridas entre os diferentes agentes da cadeia.

Com um olhar crítico e ao mesmo tempo propositivo, o episódio aponta para a importância de uma atuação colaborativa e alinhada desde as primeiras etapas da concepção da embalagem – o que pode ampliar a efetividade dos projetos, gerar soluções mais criativas e sustentáveis, e valorizar o papel de cada profissional envolvido.

O T6 EP7 – Quem manda nos projetos de embalagem está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher.

E também no YouTube, no formato videocast.

Ou então no site: www.ondasimpressas.com.br

Ondas Impressas
ondasimpressaspodcast@gmail.com
Instagram: @ondasimpressas
LinkedIn: Ondas Impressas
X: @ondasimpressas
YouTube: @ondasimpressas

Noticias Relacionadas

12 de junho de 2025

Abigraf Nacional: 60 anos em prol da indústria de impressão do Brasil

Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.

Leia mais
12 de junho de 2025

Heidelberg inaugura Home of Print e reafirma liderança em seus 175 anos

A Heidelberger Druckmaschinen AG, um dos pilares da indústria gráfica mundial, celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais. O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Leia mais
12 de junho de 2025

Mauricio Ferreira é o convidado do novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf

Já está no ar o novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf apresentando, como convidado, o Country Manager na HP Brasil Mauricio Ferreira, reconhecido pela habilidade em transformar desafios em oportunidades, liderar times de alta performance e impulsionar o crescimento de mercado em ambientes dinâmicos e altamente exigentes.

Leia mais