Por Marcos Antonio do Carmo
Presidente do SIGEGO
A prensa gráfica foi inventada em 1450 pelo alemão Johannes Gutenberg, surgindo então por consequente a função do gráfico, sendo ele próprio, o primeiro a executar a então nova profissão.
Desde então a importância desse profissional só cresceu. Hoje, mais de quinhentos anos depois, praticamente tudo à nossa volta tem um dedo do gráfico, seja através de livros, revistas, jornais, propagandas, embalagens, folders, comunicação gráfica, tecidos e uma infinitude de mídias e aplicações que sem dúvida facilitam e colaboram para tornar o nosso cotidiano mais prático, sustentável e até mais bonito. Por tudo isso e muito mais, se tornou um elemento fundamental e de peso para a nossa economia.
Em 7 de fevereiro de 1923, data marcada por um movimento que buscava melhorias para a categoria, foi instituído o “dia do gráfico”.
Nas duas últimas décadas esse profissional precisou se reinventar, assim como todo o setor gráfico, por conta de uma gigantesca transformação tecnológica que mudou completamente processos de décadas e até centenários, dando lugar a automação de equipamentos, máquinas e sistemas que, sem dúvida, hoje facilitam a produtividade gráfica, mas trás o desafio da qualificação e a busca por conhecimento na mesma velocidade da inovação tecnológica.
O trabalho do gráfico se divide basicamente em 3 etapas: pré-impressão onde se prepara a ideia ou design para sair do mundo digital para o analógico, através do processo descrito como PostScript, aqui atua normalmente um designer gráfico, criando, tratando imagens e adequando os arquivos dentro do perfil para o qual se destina. Essa etapa tem variações de acordo com o processo de impressão a ser adotado: offset (fora do lugar), flexográfico, serigráfico, rotogravura, sublimático, digital (impressão direta) e outros tantos mais. Na etapa de impressão, onde atua o impressor, acontece o processo de “mancha” ou “estampa” onde a tinta vai para o papel ou outro substrato escolhido para o trabalho em questão. E finalmente chega ao acabamento, etapa onde atua os profissionais responsáveis para dar a forma final ou enobrecimento à peça, como a laminação, o verniz, corte, colagem e empacotamento.
Parabéns a todos os Gráficos!