O Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem da Fiesp, que tem o Sindigraf-SP através do seu Vice Presidente Levi Ceregato como Diretor Titular. Realizou a primeira reunião plenária de 2022 no último dia 14 de outubro, participaram também representando as entidades, Sidney Anversa Victor, Beatriz Bignardi, Valdomiro Luiz Paffaro e Davidson Guilherme Tomé.
O encontro contou com a participação do Sr. Ives Gandra, Jurista e Conselheiro do COSENP da FIESP, que fez um breve relato de como foi criada a Constituição de 1988. O Sr. Ives, destacou que a parte fundamental da Constituição fica entre os Artigos 170 a 192, pois os considera princípios muito bons, e deu alguns exemplos, entre eles, o de liberdade de iniciativa e o de luta na busca de um pleno emprego. Em suas considerações ressaltamos alguns pontos: 1. “A interpretação da Constituição é fazer com que efetivamente esses princípios prevaleçam”;
2. “O sistema tributário foi considerado muito bom quando aprovado, e o sistema
tributário atual pode ser melhorado”;
3. “Simplificar os tributos, sem tantas hipóteses absurdas”;
4. “Fazer no campo federal o que existe no Estado”.
Maurício Cazati Junior, membro do COPAGREM e Gerente Executivo de Assuntos Tributários e Fiscais do Sindicato da Indústria de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel no Estado de São Paulo – SIP, também realizou uma apresentação sobre “Cenário do Setor de Base Florestal”, abordando os temas sustentabilidade, ciclo de reciclagem do papel, embalagem ecológica, preservação de reservas, biodegradáveis, mitigação do carbono, migração para bioprodutos, isonomia tributária e redução de IPI. O próximo encontro está agendado para 08 de dezembro de 2022.