31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Os exemplos são vários e o mais marcante aqui no Brasil talvez seja o retorno da revista Capricho após 10 anos de ausência em banca, sobretudo por se destinar ao público jovem. E o que buscam esses jovens? Conteúdo relevante e experiências sensoriais autênticas.

Tais requisitos falam diretamente à atual fase da Revista Abigraf. Há dois anos, uma parceria com a Blendpaper conferiu mais corpo ao principal veículo do setor gráfico. O uso de papéis texturizados e de maior gramatura, acompanhado pela modernização do lay­out da publicação, tornou o encontro com a revista ainda mais prazeroso. Um encontro que sempre foi pautado pela qualidade gráfica e editorial.

Diversa como o próprio universo da impressão, a Revista Abigraf se destaca por cobrir os assuntos mais importantes para o profissional gráfico, numa simbiose entre forma e conteúdo várias vezes premiada. As décadas de 1990 e 2000 foram especialmente profícuas para a publicação, com dois Prêmios Comtexto de Comunicação Empresarial, cinco Prêmios Aberje, dois Prêmios Anatec, além do Benny, quando, em 1998, a revista se tornou o primeiro produto gráfico brasileiro a ganhar o concurso mundial promovido pela Printing Industries of America. Naquele ano o periódico viveria outro grande momento, ao ser convidado pela Fundação Biblioteca Nacional para ser a publicação oficial da participação do Brasil no Salão Internacional do Livro de Paris.

Ao longo de cinco décadas, a Revista Abigraf aliou o cuidado estético ao apuro editorial, não só em suas reportagens quanto na decisiva contribuição de seus anteriores articulistas, como o escritor e crítico de arte Ricardo Viveiros e os falecidos designer, arquiteto e professor Claudio Ferlauto e o jornalista e escritor Álvaro de Moya. Atualmente, colaboram o líder setorial e consultor Hamilton Costa, o especialista em normas técnicas Bruno Mortara, o articulista, de Brasília, Roberto Nogueira, e o líder gráfico e escritor João Scortecci.

Não podemos deixar de citar o núcleo central da publicação, responsável pela grande transformação da revista no final de década de 1980 e por trazê-la até aqui: o editor Plinio Gramani, a jornalista Tânia Galluzzi, o diretor de arte Cesar Mangiacavalli e o produtor gráfico João Carlos de Pinho.

Neste cenário de redescoberta do impresso, a Revista Abigraf não apenas reflete a resiliência do setor, mas também aponta caminhos. Sua trajetória garante que a experiência do papel continue a ser um elo fundamental entre o conhecimento e o leitor, projetando um futuro de contínua relevância.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
17 de outubro de 2025

João Scortecci, Presidente da Abigraf-SP, palestra na ACSP sobre “O Livro, o Professor e o Hábito de Leitura”

No último dia 14/10, João Scortecci, Presidente da Abigraf-SP e que possui uma extensa trajetória como autor, gráfico e editor, foi convidado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para ministrar a palestra “O Livro, o Professor e o Hábito de Leitura” em homenagem ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro.

Leia mais