15 de maio de 2023

Saiu na mídia – Setor gráfico quer manutenção da isenção do papel para fins educacionais

Em entrevista para a Agência Estado, o Sr. Sidney Anversa Victor, presidente da Abigraf Nacional falou sobre as discussões sobre a reforma tributária. O setor gráfico vem se mobilizando para defender a manutenção da isenção do papel imune ao longo das discussões sobre a reforma tributária. O produto está presente na produção de cadernos, livros, revistas, jornais, entre outros, e não recebe taxação do governo quando é utilizado para fins educacionais.

O presidente da Abigraf afirmou que, apesar das preocupações com a isenção do papel imune, a indústria gráfica tem perspectiva positiva sobre a reforma tributária. Ele destaca entre os pontos positivos dos projetos em andamento que a simplificação dos produtos permitiria ao setor melhorar as estratégias de precificação dos produtos.

“Imaginamos que, com a simplificação dos impostos, fica mais fácil de sabermos exatamente onde está o peso tributário dentro do nosso trabalho. Assim, teríamos condições de organizar melhor os preços. Faríamos cálculos mais assertivos”, afirmou.

Confira na íntegra aqui.

Noticias Relacionadas

23 de outubro de 2026

Abigraf e Abro lançam Manual de Contratação de Serviços Gráficos

A Abigraf, juntamente com a Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) e as gráficas associadas FTD, Oceano e Posigraf, lançaram no último dia 21 de outubro no Manual de Contratação de Serviços Gráficos.

Leia mais
23 de outubro de 2026

Renato Larocca é o entrevistado desta semana na TV Abigraf PrintCast

Inovação, tecnologia e desenvolvimento de embalagens no cenário atual. Estes foram alguns dos assuntos que fizeram parte do episódio da TV Abigraf PrintCast desta semana, que recebeu Renato Larocca, consultor do setor de embalagens com ampla experiência e atuação no mercado brasileiro e no exterior.

Leia mais
23 de outubro de 2026

“Caminhos para a equidade: diversidade de suportes e recursos didáticos” é tema do 6º webinar “A Educação e Seu Papel”

No dia 5 de novembro, das 17h às 19h, acontecerá o 6º webinar A Educação e Seu Papel, realizado pela Two Sides Brasil juntamente com a Abrelivros e Revista Educação.

Leia mais