28 de outubro de 2016

Seminário C.S.I Brasil acontece na ABTG

Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizado o 3º Seminário C.S.I Brasil – Crimes e Segurança da Informação Impressa e Digital, no Auditório Max Schappe, na Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

O evento foi promovido em parceria com a Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, do Instituto de Criminalística, e teve patrocínio do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP) e da Fedrigoni. Seu objetivo foi explorar duas etapas relacionadas aos crimes e a segurança da informação impressa e digital: o combate à falsificação de documentos e a proteção de produtos contra a pirataria.

Cerca de 15 palestrantes apresentaram trabalhos de pesquisas, inteligência, inovação, novas tecnologias e experiências no combate ao crime, além de cases relacionados ao mundo das fraudes – em especial aqueles ligados à segurança da informação impressa e digital.

Francisco Veloso, presidente da ABTG, fez a abertura do evento, sendo seguido pelo Dr. Maurício Rodrigues Costa, diretor do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Marcos Anghinoni, da Seller Ink, palestrou sobre Rastreabilidade e autenticidade utilizando tintas de segurança.

Cristiano Luz, da Fedrigoni, falou sobre fios e foils de segurança. Logo depois, Isabel Letícia e Giselda Maria, do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, comentaram sobre análise documentoscopia na era digital em cartões de crédito e identificação civil. Edson Vismona, do Fórum Nacional Contra Pirataria, comentou sobre os desafios das empresas no combate à concorrência ilegal.

Enéias Nunes, do Senai, palestrou sobre Identificação e características técnicas dos sistemas de impressão; Renato Rafael, da Avery Dennison, comentou sobre os autoadesivos para lacres e selos de segurança. Hugo Antonio Garcia Vasconcellos, da Casa da Moeda do Brasil, apontou as noções básicas dos elementos de segurança das cédulas do real. Finalizando o primeiro dia de palestras, Fernando Bebiano, da ABTG, fez o encerramento do evento.

No dia 27, Isabel Letícia, do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, comentou sobre técnicas para identificação de documentos falsificados. Alex Simões, da Giesecke & Devrient, falou de transações seguras em pagamentos eletrônicos; e Fernando Bebiano, da ABTG, comentou sobre a segurança dos documentos através da Norma ABNT NBR 15.540-2013.

Ricardo Franco Coelho, do FIESP, falou de planejamento em segurança; Antônio Rebouças, especialista em logística e segurança, palestrou sobre rastreabilidade segura através da rádio frequência (RFID); Marcio Nunes, da VALID, falou de certificação digital, confiabilidade e segurança em meios eletrônicos.

Noticias Relacionadas

30 de abril de 2025

Novo episódio do Ondas Impressas tem como foco a valorização do produto impresso

Em um período marcado pela hiperconectividade e pela saturação digital, a comunicação impressa ganha novo fôlego, consolidando-se como símbolo de exclusividade e experiência sensorial. Esse movimento de valorização do impresso é tema do quinto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, que traz um debate atual e relevante para profissionais da indústria gráfica, do mercado editorial e da comunicação.

Leia mais
30 de abril de 2025

Projetos de Lei pela Manutenção da Bula Impressa são aprovados na Comissão de Saúde

Uma ótima notícia! Os Projetos de Lei 715/2024 e 925/24, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que preveem a manutenção da bula impressa em todos os medicamentos, garantindo também a inclusão das informações em formato digital como complemento aos dados necessários aos cidadãos, foram aprovados pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados em Brasília.

Leia mais
30 de abril de 2025

Inovação e Inspiração na Canton Fair: Um Mergulho no Futuro da Indústria Gráfica

Ao visitar a Canton Fair, na China, fui imediatamente impactado pela energia vibrante da feira e pela inovação que parecia pulsar em cada corredor. Reconhecida como um dos maiores eventos do setor industrial, a Canton Fair reuniu não apenas os grandes players do mercado, mas também proporcionou um verdadeiro espetáculo de tecnologia e criatividade.

Leia mais