28 de outubro de 2016

Seminário C.S.I Brasil acontece na ABTG

Nos dias 26 e 27 de outubro foi realizado o 3º Seminário C.S.I Brasil – Crimes e Segurança da Informação Impressa e Digital, no Auditório Max Schappe, na Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG).

O evento foi promovido em parceria com a Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, do Instituto de Criminalística, e teve patrocínio do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (SINDIGRAF-SP) e da Fedrigoni. Seu objetivo foi explorar duas etapas relacionadas aos crimes e a segurança da informação impressa e digital: o combate à falsificação de documentos e a proteção de produtos contra a pirataria.

Cerca de 15 palestrantes apresentaram trabalhos de pesquisas, inteligência, inovação, novas tecnologias e experiências no combate ao crime, além de cases relacionados ao mundo das fraudes – em especial aqueles ligados à segurança da informação impressa e digital.

Francisco Veloso, presidente da ABTG, fez a abertura do evento, sendo seguido pelo Dr. Maurício Rodrigues Costa, diretor do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Marcos Anghinoni, da Seller Ink, palestrou sobre Rastreabilidade e autenticidade utilizando tintas de segurança.

Cristiano Luz, da Fedrigoni, falou sobre fios e foils de segurança. Logo depois, Isabel Letícia e Giselda Maria, do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, comentaram sobre análise documentoscopia na era digital em cartões de crédito e identificação civil. Edson Vismona, do Fórum Nacional Contra Pirataria, comentou sobre os desafios das empresas no combate à concorrência ilegal.

Enéias Nunes, do Senai, palestrou sobre Identificação e características técnicas dos sistemas de impressão; Renato Rafael, da Avery Dennison, comentou sobre os autoadesivos para lacres e selos de segurança. Hugo Antonio Garcia Vasconcellos, da Casa da Moeda do Brasil, apontou as noções básicas dos elementos de segurança das cédulas do real. Finalizando o primeiro dia de palestras, Fernando Bebiano, da ABTG, fez o encerramento do evento.

No dia 27, Isabel Letícia, do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, comentou sobre técnicas para identificação de documentos falsificados. Alex Simões, da Giesecke & Devrient, falou de transações seguras em pagamentos eletrônicos; e Fernando Bebiano, da ABTG, comentou sobre a segurança dos documentos através da Norma ABNT NBR 15.540-2013.

Ricardo Franco Coelho, do FIESP, falou de planejamento em segurança; Antônio Rebouças, especialista em logística e segurança, palestrou sobre rastreabilidade segura através da rádio frequência (RFID); Marcio Nunes, da VALID, falou de certificação digital, confiabilidade e segurança em meios eletrônicos.

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais