22 de setembro de 2021

Seminário Internacional debate as mudanças exigidas pelo mercado gráfico

Como pequenas e médias indústrias gráficas podem acompanhar o vendaval de transformações nos diversos segmentos de consumo de produtos do setor e sobreviver no mercado. Este foi o desafio do Seminário Internacional do Mercado Gráfico Figital (Físico + Digital), realizado em 30/07.

Um dos pontos altos do encontro foi a homenagem ao empresário Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho, presidente do Sigraf – Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio de Janeiro, e diretor secretário da Firjan Cirj. Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, resumiu: “É um dos maiores empreendedores da história da indústria gráfica do Brasil. Visionário e inovador, responsável pela criação da fábrica de livros do SENAI. Suas realizações dariam um livro, melhor, uma coletânea inteira”.

Eduardo Eugenio elogiou a dedicação do empresário, entregou-lhe uma placa comemorativa e anunciou que Carlos Di Giorgio Sobrinho passa a dar nome ao Complexo Firjan SENAI SESI, onde fica a unidade voltada ao setor gráfico, no Maracanã.

Di Giorgio agradeceu a homenagem, se referindo a cada um dos presentes. “Importante dizer que esse evento dá o pontapé inicial do novo planejamento estratégico do setor gráfico conduzido pela Firjan. Estou absolutamente emocionado, queria dividir essa alegria com a minha família e os companheiros do Sigraf e todos os empresários do setor gráfico do Rio de Janeiro”, afirmou ele, que também é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica do Rio de Janeiro (Abigraf-RJ).

Indústria Gráfica Digital

Na parte internacional, Frank Romano, presidente do Museu da Impressão em Massachusetts (EUA), professor emérito no Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT), e uma das maiores referências do setor, fez um retrospecto da indústria ao longo da era digital. “Nos Estados Unidos, 42% da indústria é eletrônica. Segundo pesquisa, existem três trilhões de PDFs no mundo e grande parte deles costumava ser impressa”.

Romano ressaltou que o mercado de embalagens e de livros sob demanda vêm crescendo. “O formato digital cria novos mercados para as impressões. A maior parte da indústria passa por fusões e aquisições. As novas habilidades vêm de softwares e aplicativos”. Mas acredita que, para trabalhos com altas tiragens, a impressão offset é mais eficiente que a digital.

Já David Zwang, consultor da Zwang & Company, ressaltou a velocidade da nova tecnologia adotada nas gráficas e as mudanças na forma como as pessoas estão comprando. “Tudo on-line. As nuvens vão se tornar a nova norma, aumentando a demanda de processos de conectividade. Nossos sistemas se comunicam com os dos clientes, dos parceiros e fornecedores”. O consultor acredita que as empresas precisam adotar processos integrados e modulares. Para passar por essas mudanças, as pessoas precisam se adaptar. Se a empresa não tem funcionários internos para liderar o novo processo, pode ter ajuda de assessorias, na opinião de Zwang.

Na parte nacional, empresários gráficos de referência debateram o impacto dessas transformações sobre a indústria do setor no Brasil, dando exemplos de atuação: Valter Zanacoli, diretor da Firjan / Editora Vozes (RJ); Sidney Anversa, presidente da Abigraf Nacional / Congraf Embalagens (SP); Cristhine Samorini, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) / Grafitusa (ES); e Alex Santos, diretor Industrial da Gráfica ANS (RS). A moderação ficou a cargo de Ivo Daflon, vice-presidente do Sigraf / Holográfica (RJ), e na primeira parte do evento, Carla Geraldo, especialista técnica na Firjan SENAI, moderou os trabalhos. Clique aqui para assistir na Íntegra.

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais