29 de março de 2023

Sindigraf-RS e Abigraf-RS abrem programações presenciais destacando histórias de empresárias gráficas gaúchas

De forma inédita, o Sindigraf-RS e a Abigraf-RS realizaram, de 6 a 10 de março a Semana da Mulher das entidades, com conteúdos especiais nas redes sociais do @conexaograficars – projeto que unifica a comunicação do Sindicato e da Associação Gráfica – e o evento “Empresários em Conexão” na sede das entidades, em Porto Alegre. O encontro marcou a abertura das programações de 2023, reunindo mais de 30 empresários, lideranças e outros integrantes da indústria gráfica gaúcha.
A atividade foi aberta com um café especial, que proporcionou a confraternização na retomada dos eventos presenciais do setor, depois das restrições da pandemia da Covid-19. Na oportunidade, o vice-presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS, José Mazzarollo, falou sobre o desafio da diretoria e do conselho fiscal na gestão 2023-2025 de fortalecer o setor: “É muito importante a participação de todos, para que tenhamos uma indústria gráfica unida e viva.”
Em seguida, a jornalista Cláudia Boff, que é responsável pela agência MultiComunicação – que produz os conteúdos e cuida da comunicação das entidades –, mediou o painel “Mulheres na indústria gráfica: desafios e conquistas”. A iniciativa teve como convidadas as diretoras Eleonora Duarte, da Centhury; Andrea Paradeda, da River Print, também de Porto Alegre, e Fernanda Saenger, da Caeté Embalagens, de Campo Bom.

Histórias de sucesso
Eleonora conheceu a área gráfica por acaso, já que sua formação é veterinária. “Iniciei em 1990, fazendo fotolitos para gráficas e, em 2000, comprei minhas primeiras máquinas. Nestes mais de 20 anos, como única proprietária da Centhury, circulei sempre por todos os setores e, entre muitos erros e acertos, aprendi que aquilo que não domino, devo procurar quem saiba e faça bem feito. Trabalhar nesse ramo é um desafio constante e, às vezes, os imprevistos nos atrapalham um pouco. Mas, no fim, com foco e determinação, tudo dá certo. Fomos indo e acho que hoje conseguimos ter um nome no mercado. Eu faço o que gosto, estou realizada”.
Já Andreia praticamente “nasceu” dentro de uma gráfica. Neta e filha de gráficos, ela tem lembranças de brincar aos sábados entre as máquinas. Chegou a trabalhar com offset durante um estágio, passando por todos os setores. Depois, atuou nas lojas Renner até que decidiu abrir o seu negócio, com o irmão, voltada a etiquetas adesivas, em 1997. Participou de uma feira e então decidiu entrar no digital. “Fomos uma das gráficas pioneiras neste tipo de impressão. Há alguns anos, resolvemos atuar também na flexografia. Sou bem feliz na indústria gráfica, gosto de ver os produtos com rótulos produzidos por nós, adoro o que eu faço.”
Também Fernanda seguiu os passos do avô, fundador da Caeté. “Um fato curioso é que, depois da gestão dele, a sucessão não passou para a próxima geração. Eu fui formada para assumir, começando na empresa com 16 anos. Cursei administração, não concluí, e fiz pós-graduação em Economia e Gestão Empresarial. Foram muitas vivências, crescimentos, provas. O amadurecimento traz uma experiência muito boa.” Ao longo dos anos, ela passou por diversos segmentos da empresa. “Em uma empresa familiar, coube a mim fazer a transição para uma gestão profissionalizada, o que gerou conflitos para a retirada de familiares, e passamos a contratar executivos. Não foi fácil, mas os resultados foram excelentes.”
Depois de relatarem um pouco da sua trajetória, as convidadas responderam perguntas, que envolveram temas como empoderamento feminino, gestão gráfica e dificuldades na pandemia. Todas as mulheres receberam como mimo uma bolsa artesanal, marcando a passagem do Dia Internacional da Mulher, em 8/03.

Noticias Relacionadas

23 de fevereiro de 2024

Ibá e Abigraf iniciam campanha nacional de arrecadação de livros

Até o início de abril, entidades do setor de árvores cultivadas e da indústria gráfica recolherão títulos de diversos gêneros como forma de contribuir para a 3ª edição do projeto #CirculeUmLivro São Paulo, 23 de fevereiro de 2024 – Entre […]

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Está disponível a edição 319 da Revista ABIGRAF

Confira mais detalhes sobre o conteúdo da nova edição e fique por dentro das novidades do setor e do ponto de vista de especialistas sobre temas atuais e de suma importância para nosso segmento!

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Vereadora Janaina Lima participa da reunião da Abigraf e Sindigraf-SP

A reunião mensal de diretoria da Abigraf / Sindigraf-SP contou com a presença da vereadora Janaina Lima.

Leia mais