29 de março de 2023

Sindigraf-RS e Abigraf-RS abrem programações presenciais destacando histórias de empresárias gráficas gaúchas

De forma inédita, o Sindigraf-RS e a Abigraf-RS realizaram, de 6 a 10 de março a Semana da Mulher das entidades, com conteúdos especiais nas redes sociais do @conexaograficars – projeto que unifica a comunicação do Sindicato e da Associação Gráfica – e o evento “Empresários em Conexão” na sede das entidades, em Porto Alegre. O encontro marcou a abertura das programações de 2023, reunindo mais de 30 empresários, lideranças e outros integrantes da indústria gráfica gaúcha.
A atividade foi aberta com um café especial, que proporcionou a confraternização na retomada dos eventos presenciais do setor, depois das restrições da pandemia da Covid-19. Na oportunidade, o vice-presidente do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS, José Mazzarollo, falou sobre o desafio da diretoria e do conselho fiscal na gestão 2023-2025 de fortalecer o setor: “É muito importante a participação de todos, para que tenhamos uma indústria gráfica unida e viva.”
Em seguida, a jornalista Cláudia Boff, que é responsável pela agência MultiComunicação – que produz os conteúdos e cuida da comunicação das entidades –, mediou o painel “Mulheres na indústria gráfica: desafios e conquistas”. A iniciativa teve como convidadas as diretoras Eleonora Duarte, da Centhury; Andrea Paradeda, da River Print, também de Porto Alegre, e Fernanda Saenger, da Caeté Embalagens, de Campo Bom.

Histórias de sucesso
Eleonora conheceu a área gráfica por acaso, já que sua formação é veterinária. “Iniciei em 1990, fazendo fotolitos para gráficas e, em 2000, comprei minhas primeiras máquinas. Nestes mais de 20 anos, como única proprietária da Centhury, circulei sempre por todos os setores e, entre muitos erros e acertos, aprendi que aquilo que não domino, devo procurar quem saiba e faça bem feito. Trabalhar nesse ramo é um desafio constante e, às vezes, os imprevistos nos atrapalham um pouco. Mas, no fim, com foco e determinação, tudo dá certo. Fomos indo e acho que hoje conseguimos ter um nome no mercado. Eu faço o que gosto, estou realizada”.
Já Andreia praticamente “nasceu” dentro de uma gráfica. Neta e filha de gráficos, ela tem lembranças de brincar aos sábados entre as máquinas. Chegou a trabalhar com offset durante um estágio, passando por todos os setores. Depois, atuou nas lojas Renner até que decidiu abrir o seu negócio, com o irmão, voltada a etiquetas adesivas, em 1997. Participou de uma feira e então decidiu entrar no digital. “Fomos uma das gráficas pioneiras neste tipo de impressão. Há alguns anos, resolvemos atuar também na flexografia. Sou bem feliz na indústria gráfica, gosto de ver os produtos com rótulos produzidos por nós, adoro o que eu faço.”
Também Fernanda seguiu os passos do avô, fundador da Caeté. “Um fato curioso é que, depois da gestão dele, a sucessão não passou para a próxima geração. Eu fui formada para assumir, começando na empresa com 16 anos. Cursei administração, não concluí, e fiz pós-graduação em Economia e Gestão Empresarial. Foram muitas vivências, crescimentos, provas. O amadurecimento traz uma experiência muito boa.” Ao longo dos anos, ela passou por diversos segmentos da empresa. “Em uma empresa familiar, coube a mim fazer a transição para uma gestão profissionalizada, o que gerou conflitos para a retirada de familiares, e passamos a contratar executivos. Não foi fácil, mas os resultados foram excelentes.”
Depois de relatarem um pouco da sua trajetória, as convidadas responderam perguntas, que envolveram temas como empoderamento feminino, gestão gráfica e dificuldades na pandemia. Todas as mulheres receberam como mimo uma bolsa artesanal, marcando a passagem do Dia Internacional da Mulher, em 8/03.

Noticias Relacionadas

12 de junho de 2025

Abigraf Nacional: 60 anos em prol da indústria de impressão do Brasil

Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.

Leia mais
12 de junho de 2025

Heidelberg inaugura Home of Print e reafirma liderança em seus 175 anos

A Heidelberger Druckmaschinen AG, um dos pilares da indústria gráfica mundial, celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais. O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Leia mais
12 de junho de 2025

Mauricio Ferreira é o convidado do novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf

Já está no ar o novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf apresentando, como convidado, o Country Manager na HP Brasil Mauricio Ferreira, reconhecido pela habilidade em transformar desafios em oportunidades, liderar times de alta performance e impulsionar o crescimento de mercado em ambientes dinâmicos e altamente exigentes.

Leia mais