30 de junho de 2016

Sondagem da Indústria Gráfica Brasileira foi publicada recentemente

O Departamento de Estudos Econômicos da ABIGRAF Nacional, Decon, publicou recentemente a Sondagem da Indústria Gráfica Brasileira, do primeiro trimestre de 2016. Segundo o estudo, “o Índice de Confiança (IC) do Empresário da Indústria Gráfica Brasileira, no primeiro trimestre de 2016, atingiu a marca de 41,2 pontos, em uma escala de 0 a 100. O indicador permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, mas ainda distante da linha de neutralidade de 50 pontos, o que sinaliza que os empresários estão pessimistas quanto à situação dos negócios”.

Em relação às consequências do ajuste da taxa de câmbio o levantamento concluiu que “o encarecimento de insumos e matéria-prima já é sentido por toda a indústria, e o setor gráfico não seria diferente. Essencialmente formado por micro e pequenas indústrias não exportadores, sofre com o aumento de preços, já que 60% das empresas compram insumos importados, mesmo que adquiridos no mercado interno por meio de fornecedores. Além disso, as produtoras nacionais de papel têm conseguido repassar aos preços, ainda que parcialmente, a depressão cambial”.

Para mais informações sobre o estudo, envie um e-mail para pesquisa@abigraf.org.br

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais