15 de agosto de 2016

Sucessão familiar

Ser dono do próprio negócio e vê-lo prosperar é o sonho de muita gente. Após ter o plano realizado e concretizado, chega a hora de se aposentar e passar o bastão para dar continuidade ao que foi construído. Em mais uma palestra do Espaço Escolar Experience da Feira Escolar Office Brasil, Domingos Ricca, sócio-diretor da Ricca & Associados e da Revista Empresa Familiar, falou sobre a sucessão familiar nas papelarias.

O primeiro passo neste processo de transição, segundo o especialista, é o gestor avaliar qual o melhor caminho para a empresa, algo que pode ser bem difícil quando é necessário conciliar os papéis de marido, pai e empreendedor. Porém, mais do que se preocupar em ensinar os jovens as técnicas de gestão, é preciso deixar o sucessor preparado com base nos quatro pilares de uma transição perfeita.

O primeiro pilar é a Palavra, e é tarefa do proprietário fazer com que o candidato entenda como as coisas funcionam ao lidar com funcionários e fornecedores, e que a palavra é o bem mais precioso que um empreendedor possui; o segundo deles é o pilar do carisma e da liderança, que geralmente é necessário ser lapidado – as pessoas precisam respeitar a pessoa por si e não pelo seu nome.

É preciso ainda conhecer a fundo o terceiro pilar, o da Cultura, que envolve o funcionamento da empresa e como ela chegou ao lugar em que está. Tendo consciência do valor da empresa, vem o quarto e último pilar, o da Perseverança, que será fundamental para os momentos de dificuldade que chegam em qualquer empreendimento e exigem muita paciência e sacrifício para serem superados.

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais