Hoje, vamos lembrar um pouquinho de como foi a edição 2023 do CONGRAF, que aconteceu, nos dias 23 e 24 de novembro no auditório do CIEE, em São Paulo.
Trazendo o tema “O amanhã é hoje”, o evento contou com mais de 300 congressistas presentes e patrocínio ouro de BlendPaper, Bobst, Chambril, Drupa, Eco3, Emme, Expo Print Latin America, Fespa Brasil 2024, Sindigraf SP e Suzano; patrocínio prata de Heidelberg, e patrocínio bronze de SunChemical.
Entre os renomados palestrantes estiveram Roberto Simioni, economista-chefe da Blue3 Investimentos (XP) que falou sobre o tema “Panorama e visões da economia brasileira”; Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day, que ministrou a palestra “Passo a passo: inovação e transformação digital na sua empresa”; Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands, que abordou o tema “Construção e valorização da marca como diferencial competitivo”; e Max Gehringer, que arrancou aplausos com sua palestra “Gerenciamento e mudanças para superação e excelência”.
No segundo dia, o conteúdo foi voltado às perspectivas e novidades para a Drupa 2024 com conteúdo do Print Promotion World Summits, parte do Drupa World Tour realizado pela VDMA (Associação Gráfica alemã) e patrocínio das empresas Heidelberg, IST, Kama, KBA, Kurz, Müller Martini e Windmöller & Holscher.
Com temas como “Drupa 2024: o futuro da impressão é agora”, “Drupa 2024: o destaque da indústria global de impressão e embalagem”, “Impulsionadores de inovação e sustentabilidade”, foram apresentadas as tendências e perspectivas para o maior evento da indústria gráfica mundial, que acontecerá de 28 de maio a 7 de junho em Düsseldorf. O destaque ficou por conta do crescimento e expansão da impressão digital em todos os segmentos do setor (impressão, acabamento e gestão) bem como para a convergência de aplicações do produto impresso em outras áreas, que não o papel, como o setor de decoração e comunicação visual, por exemplo. A sustentabilidade e a busca por “soluções verdes” também apresentaram relevância e permearam grande parte das apresentações.
No final da primeira metade do dia, foram abertos os painéis de debates “Por que a sustentabilidade é importante”, “A próxima fronteira digital” e “Tecnologias e soluções setoriais de vanguarda”. Participaram executivos membros das empresas do Print Promotion World Summit com mediação de Fabio Arruda Mortara (Presidente da Two Sides Brasil), Hamilton Terni Costa (empresário e consultor) e Elcio de Souza (diretor da Escola SENAI), respectivamente.
Na segunda metade do dia, aconteceu a palestra “Inteligência artificial: aplicações práticas na indústria gráfica” com Kenneth Corrêa (diretor de estratégia na 80 20 marketing) e Rodrigo Abreu (CEO da AlphaGraphics do Brasil) e o painel de debate “Perspectivas de mercado para o setor gráfico”, com Alexandre Keese (diretor da APS Feiras), Bruno Cialone (consultor) e mediação de Julião Gaúna (Presidente da ABIGRAF Nacional).