23 de fevereiro de 2024

#TBT: CONGRAF: informação e atualização para um futuro que já chegou

Hoje, vamos lembrar um pouquinho de como foi a edição 2023 do CONGRAF, que aconteceu, nos dias 23 e 24 de novembro no auditório do CIEE, em São Paulo.

Trazendo o tema “O amanhã é hoje”, o evento contou com mais de 300 congressistas presentes e patrocínio ouro de BlendPaper, Bobst, Chambril, Drupa, Eco3, Emme, Expo Print Latin America, Fespa Brasil 2024, Sindigraf SP e Suzano; patrocínio prata de Heidelberg, e patrocínio bronze de SunChemical.

Entre os renomados palestrantes estiveram Roberto Simioni, economista-chefe da Blue3 Investimentos (XP) que falou sobre o tema “Panorama e visões da economia brasileira”; Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day, que ministrou a palestra “Passo a passo: inovação e transformação digital na sua empresa”; Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands, que abordou o tema “Construção e valorização da marca como diferencial competitivo”; e Max Gehringer, que arrancou aplausos com sua palestra “Gerenciamento e mudanças para superação e excelência”.

No segundo dia, o conteúdo foi voltado às perspectivas e novidades para a Drupa 2024 com conteúdo do Print Promotion World Summits, parte do Drupa World Tour realizado pela VDMA (Associação Gráfica alemã) e patrocínio das empresas Heidelberg, IST, Kama, KBA, Kurz, Müller Martini e Windmöller & Holscher.

Com temas como “Drupa 2024: o futuro da impressão é agora”, “Drupa 2024: o destaque da indústria global de impressão e embalagem”, “Impulsionadores de inovação e sustentabilidade”, foram apresentadas as tendências e perspectivas para o maior evento da indústria gráfica mundial, que acontecerá de 28 de maio a 7 de junho em Düsseldorf. O destaque ficou por conta do crescimento e expansão da impressão digital em todos os segmentos do setor (impressão, acabamento e gestão) bem como para a convergência de aplicações do produto impresso em outras áreas, que não o papel, como o setor de decoração e comunicação visual, por exemplo. A sustentabilidade e a busca por “soluções verdes” também apresentaram relevância e permearam grande parte das apresentações.

No final da primeira metade do dia, foram abertos os painéis de debates “Por que a sustentabilidade é importante”, “A próxima fronteira digital” e “Tecnologias e soluções setoriais de vanguarda”. Participaram executivos membros das empresas do Print Promotion World Summit com mediação de Fabio Arruda Mortara (Presidente da Two Sides Brasil), Hamilton Terni Costa (empresário e consultor) e Elcio de Souza (diretor da Escola SENAI), respectivamente.

Na segunda metade do dia, aconteceu a palestra “Inteligência artificial: aplicações práticas na indústria gráfica” com Kenneth Corrêa (diretor de estratégia na 80 20 marketing) e Rodrigo Abreu (CEO da AlphaGraphics do Brasil) e o painel de debate “Perspectivas de mercado para o setor gráfico”, com Alexandre Keese (diretor da APS Feiras), Bruno Cialone (consultor) e mediação de Julião Gaúna (Presidente da ABIGRAF Nacional).

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais