Em 19 de outubro, representantes da cadeia produtiva da celulose, papel e comunicação impressa reuniram-se na sede ABIGRAF, em São Paulo, para analisar os avanços e discutir os próximos passos da campanha de valorização da comunicação impressa Two Sides Brasil. Dirigida pelo presidente do SINDIGRAF-SP e country manager da campanha, Fabio Arruda Mortara, a reunião do conselho diretivo de Two Sides apresentou um balanço das ações de 2015, com números e iniciativas.
A pauta contemplou ainda as palestras “Nova Campanha de Marketing FSC Brasil”, ministrada conjuntamente por Flávia Ferros, da FSC, e Willer Veloso, da agência Giacometti; “Panorama Geral da Reciclagem no Brasil”, por Pedro Villas Boas, da Anap; e “Apresentação do Instituto Florestal de São Paulo”, por Miguel Menezes Freitas, pesquisador científico do Instituto.
Um dos destaques foi o anúncio do lançamento, em 2 de dezembro, da revista Print Power, título mundial focado na divulgação da sustentabilidade da impressão. A versão brasileira irá reunir artigos traduzidos e incrementados com cases nacionais. O lançamento vai acontecer durante o Summit de Comunicação “A força da mídia impressa”, evento idealizado pelo SINDIGRAF-SP e Abro, com parceria do caderno Propmark. Também estiveram presentes Anibal Baptista (Sinapel); Claudio Baroni (ABTG); Ismael Guarnelli (Afeigraf); Pedro Renato (Anatec); Rodrigo Schoenacher, ANJ; Tilson Castelucci (Abro); e Vicente Amato (Andipa).