27 de outubro de 2022

Venda de álbuns da copa e ações promocionais puxaram vendas no varejo de livros no país

Os dados do 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil mostram crescimento de 5,71% no faturamento do setor, no período apurado entre meados de agosto e meados de setembro* de 2022, apesar de um volume 0,38% menor em número de unidades. Foram 4,53 milhões de livros comercializados com receita total de R$191,93 milhões.

No mesmo período do ano anterior, a receita tinha sido de R$181,56 milhões e 4,54 milhões de unidades vendidas. A pesquisa é realizada pela Nielsen BooK e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). No mesmo período de 2021, o comércio ampliava o horário de funcionamento das lojas, no âmbito das medidas de flexibilização da pandemia. Naquele momento, foram registradas ações promocionais de varejistas, no sentido de recuperar as vendas e, por isso, o período tornou-se o segundo melhor em resultado daquele ano até então.

Os grandes fatores que contribuíram para o bom desempenho neste nono período da pesquisa em 2022 foram as ações promocionais de varejistas e a proximidade da realização da Copa do Mundo. O evento impulsionou a compra de álbuns de figurinhas, que responderam por 4,91% em volume de unidades e 6,05% em valor em relação a faturamento, se destacando também em relação às últimas edições da Copa.

O ano de 2022 continua se destacando no acumulado e é superior ao de 2021. Do começo do ano até meados de setembro**, foram vendidos 39,87 milhões de livros acumulando faturamento de R $1,72 bilhão pelo setor livreiro neste ano, com variação positiva de 5,26% em volume e 9,15% em valores.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Noticias Relacionadas

30 de abril de 2025

Novo episódio do Ondas Impressas tem como foco a valorização do produto impresso

Em um período marcado pela hiperconectividade e pela saturação digital, a comunicação impressa ganha novo fôlego, consolidando-se como símbolo de exclusividade e experiência sensorial. Esse movimento de valorização do impresso é tema do quinto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, que traz um debate atual e relevante para profissionais da indústria gráfica, do mercado editorial e da comunicação.

Leia mais
30 de abril de 2025

Projetos de Lei pela Manutenção da Bula Impressa são aprovados na Comissão de Saúde

Uma ótima notícia! Os Projetos de Lei 715/2024 e 925/24, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que preveem a manutenção da bula impressa em todos os medicamentos, garantindo também a inclusão das informações em formato digital como complemento aos dados necessários aos cidadãos, foram aprovados pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados em Brasília.

Leia mais
30 de abril de 2025

Inovação e Inspiração na Canton Fair: Um Mergulho no Futuro da Indústria Gráfica

Ao visitar a Canton Fair, na China, fui imediatamente impactado pela energia vibrante da feira e pela inovação que parecia pulsar em cada corredor. Reconhecida como um dos maiores eventos do setor industrial, a Canton Fair reuniu não apenas os grandes players do mercado, mas também proporcionou um verdadeiro espetáculo de tecnologia e criatividade.

Leia mais