27 de outubro de 2022

Venda de álbuns da copa e ações promocionais puxaram vendas no varejo de livros no país

Os dados do 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil mostram crescimento de 5,71% no faturamento do setor, no período apurado entre meados de agosto e meados de setembro* de 2022, apesar de um volume 0,38% menor em número de unidades. Foram 4,53 milhões de livros comercializados com receita total de R$191,93 milhões.

No mesmo período do ano anterior, a receita tinha sido de R$181,56 milhões e 4,54 milhões de unidades vendidas. A pesquisa é realizada pela Nielsen BooK e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). No mesmo período de 2021, o comércio ampliava o horário de funcionamento das lojas, no âmbito das medidas de flexibilização da pandemia. Naquele momento, foram registradas ações promocionais de varejistas, no sentido de recuperar as vendas e, por isso, o período tornou-se o segundo melhor em resultado daquele ano até então.

Os grandes fatores que contribuíram para o bom desempenho neste nono período da pesquisa em 2022 foram as ações promocionais de varejistas e a proximidade da realização da Copa do Mundo. O evento impulsionou a compra de álbuns de figurinhas, que responderam por 4,91% em volume de unidades e 6,05% em valor em relação a faturamento, se destacando também em relação às últimas edições da Copa.

O ano de 2022 continua se destacando no acumulado e é superior ao de 2021. Do começo do ano até meados de setembro**, foram vendidos 39,87 milhões de livros acumulando faturamento de R $1,72 bilhão pelo setor livreiro neste ano, com variação positiva de 5,26% em volume e 9,15% em valores.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Noticias Relacionadas

26 de julho de 2024

Com recorde de produtos inscritos, 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler anuncia seus vencedores

Em noite de gala no Auditório do SENAI Theobaldo de Nigris, a indústria gráfica paulista conheceu, no dia 28 de junho, os vencedores do 5º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler.

Leia mais
26 de julho de 2024

ABIGRAF renova parceria com a FuturePrint e marca presença no evento com stand e ações

De 10 a 13 de julho, a ABIGRAF renovou sua parceria com a FuturePrint e esteve presente no evento com um stand (para receber associados e visitantes) e diversas ações.

Leia mais
26 de julho de 2024

Com presença da ABIGRAF, segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas se encontra na Flexo & Labels Expo 2024

De 25 a 28 de junho, o segmento de rótulos autoadesivos e flexografia do Brasil e América Latina se encontrou para outro grande evento de tecnologia e negócios: a Flexo & Labels Expo 2024, que aconteceu em sua terceira edição no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Leia mais