(Via Drupa)
Após estreita consulta com expositores e parceiros, a edição de 2021 da drupa, a feira comercial líder mundial em tecnologias de impressão, será cancelada devido ao impacto da pandemia de coronavírus. O próximo evento acontecerá conforme programado de 28 de maio a 7 de junho de 2024. Para manter o ritmo até então, os organizadores realizarão um evento digital de quatro dias intitulado ‘virtual.drupa’, que acontecerá de 20 a 23 de abril de 2021 durante o período de tempo para o qual a drupa foi originalmente programada.
“A pandemia causou uma grande incerteza entre expositores e visitantes em termos de participação na drupa 2021. As restrições de viagens e orçamento agravaram ainda mais a situação na indústria gráfica”, explica Erhard Wienkamp, COO da Messe Düsseldorf. “Tomamos essa decisão em consulta com nossos parceiros, que a apoiam inteiramente. Foi precedido por um processo detalhado de consideração das condições atuais e das necessidades da indústria”.
Sabine Geldermann, Diretora de Projetos de Tecnologias de Impressão, acrescenta: “Nosso objetivo principal continua sendo apoiar a indústria de todas as formas que pudermos para nos manter em contato em nível nacional e internacional, desenvolver ainda mais sua rede e gerar leads. Para isso, realizaremos um evento provisório de 20 a 23 de abril, proporcionando aos nossos expositores e visitantes um canal de vendas adicional e permitindo que façam planos confiáveis.”
Claus Bolza-Schünemann, presidente da König und Bauer e presidente da drupa, acolhe esta abordagem: “Um evento virtual é exatamente o formato certo no tempo atual”, diz ele. “Participar da drupa sob os parâmetros usuais era um risco muito grande para muitos expositores, dados os números decrescentes de exportação e faturamento, bem como restrições de viagens significativas, que também afetariam os visitantes. O novo fórum digital é uma plataforma virtual, fornecendo um pilar confiável e uma oportunidade para manter comunicações valiosas dentro da indústria até 2024.”
Lançada em outubro, a plataforma de visualização da drupa já oferece uma impressão de como será a ‘virtual.drupa’. Isso dará às empresas a oportunidade de mostrar a si mesmas e suas inovações virtualmente, bem como manter os contatos existentes e estabelecer novos através do recurso de matchmaking. Além disso, a programação da conferência dos cinco pontos quentes da drupa fornecerá incentivos importantes e definirá a agenda para uma transferência online de conhecimento. Por exemplo, palestrantes internacionais de mercados verticais apresentarão histórias de sucesso de Future Technologies in the Cube, delineando o futuro de nossa indústria.
“Nossos membros estão nos dizendo que as feiras de negócios para impulsionar seus negócios ainda têm uma grande demanda. O valor e o apelo da drupa permanecem intactos. A decisão de suspendê-la em 2021 deve-se inteiramente à pandemia ”, enfatiza o Dr. Markus Heering, Diretor Executivo da Associação de Tecnologia de Impressão e Papel VDMA. “No longo prazo, é importante para todos nós manter a drupa como uma plataforma internacional na Europa, pois ela mostra a diversidade de nossa indústria. 200 anos de experiência estão enraizados na Europa e devem continuar. No entanto, saudamos a introdução da nova plataforma digital como uma solução provisória até 2024.”
A indústria gráfica continua a apoiar totalmente sua feira comercial líder global, cujo alcance internacional permanece ininterrupto. Por ser uma plataforma que exige uma comparação aberta e competitiva de mercado, é uma força motriz da inovação, beneficiando expositores e visitantes em igual medida. Por meio do contato direto, as pessoas podem experimentar e comparar tendências e inovações tecnológicas e descobrir novas sinergias. Replicar seu ímpeto, poder de venda e atmosfera única, bem como a capacidade de trocar ideias com colegas da indústria com ideias semelhantes e cultivar relacionamentos, tem certos limites quando conduzido em um formato online. Os organizadores têm como objetivo atender a essa demanda com ‘virtual.drupa’, bem como com a ‘Convenção de Impressão e Digital’ em Düsseldorf, que foi desenvolvida em cooperação com a Fachverband Medienproduktion eV (fmp),
“A decisão de hoje de cancelar a drupa 2021 e apresentá-la em um formato diferente foi específica para eventos e indústrias”, conclui Wienkamp. “A Messe Düsseldorf permanece em contato próximo com as autoridades e seus parceiros de todos os outros eventos, e iremos avaliar as circunstâncias em tempo hábil para tomar a decisão responsável.”
Uma sessão de perguntas e respostas sobre a drupa está disponível em www.drupa.com