13 de agosto de 2024 Mercado Gráfico

Evento Pós-Drupa apresenta as tendências e novidades para o segmento gráfico

 

Encontro foi realizado nos dias 6 e 8 em formato híbrido

 

 

Nos dias 6 e 8 de agosto, a ABIGRAF NACIONAL, o SENAI e a ABITEC realizaram, no Auditório do SENAI Theobaldo De Nigris, o evento Pós-Drupa 2024, reunindo especialistas e profissionais do setor gráfico para apresentar as novidades e tendências vistas na Drupa 2024, em Düsseldorf, Alemanha.

Com as boas-vindas dadas pelo Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Gaúna, pelo diretor técnico da ABITEC, Fabio Gabriel, e pelo diretor do SENAI. Elcio de Sousa, a primeira parte das apresentações iniciou no dia 6 repleta de muita informação e atualização sobre o que aconteceu no maior evento gráfico do mundo. Andrea Ponce (do SENAI) mostrou a evolução das principais tecnologias apresentadas na Drupa 2024, incluindo Inteligência Artificial, automação, integração de processos e a evolução da impressão digital. Na sequência, Enéias Nunes, também do SENAI, traçou a linha do tempo da evolução das tecnologias de impressão, desde os sistemas analógicos, até a expansão da impressão digital e da automação para diferentes aplicações dentro do universo gráfico.

Ricardo Sastre, da ABITEC, falou sobre as inovações e desenvolvimentos ligados à sustentabilidade para o mercado de embalagens, destacando que essa deve ser uma preocupação de todos da cadeia de produção.

Encerrando a noite, Valter Melo, da Canon, e Kesler Santos, da Heidelberg, apresentaram as respectivas novidades lançadas na Drupa 2024. Valter apresentou o portfólio anunciado pela Canon no evento, destacando aplicações diferenciadas como, por exemplo, uso de relevo para enobrecimento dos impressos por meio da tecnologia digital. Já Kesler apresentou os novos recursos do Prinect, solução da Heidelberg para integrar, de modo eficiente e transparente, todas as etapas da pré-impressão, impressão e acabamento.

No dia 8, o evento prosseguiu com muito mais informações sobre a Drupa 2024. Alexandre Keese, diretor da ExpoPrint Latin America e da Fespa Brasil, mostrou a evolução e as novidades para o segmento de grandes formatos e comunicação visual, incluindo automação, crescimento dos sistemas digitais e aplicações diferenciadas.

Em seguida, Elcio de Sousa apresentou questões importantes debatidas no Drupa Cube, como, por exemplo, os desafios da empregabilidade no setor (uma realidade tanto na Europa, quanto no Brasil), números com projeções para os próximos anos, e o uso da automação, tecnologia e a demanda por sustentabilidade nas aplicações de acabamento.

Encerrando a programação, Andrea Vichi, da ABITEC, destacou o amplo universo da impressão além do papel, ilustrando com aplicações especiais em outras mídias, como metais, tecidos etc.

Nas palestras dedicadas aos patrocinadores, Roni Montini (Durst) mostrou os lançamentos da empresa para o setor de comunicação visual em escala industrial, seguido por Alexandre Rodrigues (eProductivity Software) que apresentou um histórico da empresa como fornecedora de soluções para gestão de empresas gráficas, e por Eduardo Nieto (Konica Minolta) que falou sobre os destaques da fabricante japonesa na Drupa 2024, incluindo a AccurioLabel 400, solução para impressão digital de rótulos que também foi lançada aqui no Brasil.

Painel

Além das palestras técnicas, o último dia do Pós-Drupa 2024 contou com um painel especial de debates mediado pelo Fabio Gabriel, do qual participaram Fabiano Peres (Canon), Roni Montini (Durst), Kesler Santos (Heidelberg), Alexandre Rodrigues (eProductivity Software) e Eduardo Nieto (Konica Minolta). Os profissionais responderam a perguntas sobre a evolução da tecnologia digital, cuidados e análises sobre investimentos e como escolher o equipamento ideal, desafios para pequenas gráficas adquirirem novas tecnologias, inovações em software e em tecnologias offset, entre outras.

O Pós-Drupa 2024 teve patrocínio da Canon, Durst, eProductivity Software, ExpoPrint Latin America, Fespa Brasil, Heidelberg e Konica Minolta, e foi um Oferecimento do Sindigraf-SP com apoio da ABIGRAF Regional São Paulo.

 

 

Noticias Relacionadas

11 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Grupo Furnax investe em qualificação técnica e reforça seu compromisso com o pós-venda no Brasil

    Consciente de que o processo de satisfação e fidelização do cliente vai muito além da venda, o Grupo Furnax segue investindo na qualificação de seu corpo técnico, atualmente, o maior do mercado. Na ação mais recente para assegurar […]

Leia mais
07 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Com foco na demanda por pequenas tiragens, Unigraf investe em impressora digital AccurioPrint C4065

  O mercado gráfico não para de mudar – e essas mudanças exigem adaptações que muitas vezes envolvem investimentos em novas tecnologias de impressão. Foi exatamente essa a percepção de Alcides Westfal e de Édson Tadeu Kock, proprietários da Unigraf […]

Leia mais
07 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Gráfica Cauiás investe em sistema industrial de impressão de rótulos Durst Tau 340 RSC

  A primeira década do século 21 marcou também a chegada de uma nova empresa gráfica na cidade de Maringá, oeste do estado do Paraná. Nascia, em 2000, a Gráfica Caiuás, em cujo DNA sempre esteve o foco de entregar […]

Leia mais