Grupo Fedrigoni irá aproveitar os 800 anos de história da marca e sua reputação de excelência para acelerar o seu crescimento na América do Norte
A Fabriano, a marca italiana de papel conhecida por seus 800 anos de história e seu know-how único, vem fortalecendo sua presença na América do Norte há vários anos. Com uma gama de produtos icônicos e inovações recentes, tornou-se um exemplo destacado da excelência Made in Italy. Agora, como parte de seu ambicioso plano industrial, o Grupo Fedrigoni pretende aproveitar a tradição e a reputação da marca, utilizada por alguns dos maiores artistas do mundo, como Michelangelo e Beethoven, para acelerar seu crescimento na América do Norte.
A Fedrigoni, referência mundial na produção de papéis especiais para embalagens de luxo e outras aplicações criativas, etiquetas autoadesivas, mídias gráficas para comunicação visual e soluções RFID, já está presente nos Estados Unidos por meio de sua subsidiária Mohawk, o segundo maior player de papéis especiais da América do Norte, que se juntou ao grupo este ano; Acucote, fabricante de etiquetas autoadesivas que faz parte do grupo desde 2021; e o distribuidor GPA.
A Fabriano busca fortalecer sua presença no mercado norte-americano, tanto nos setores de Belas Artes quanto nos de Hobby e Artesanato, nos quais a marca já está presente em milhares de pontos de venda com produtos de marca própria, bem como com marcas privadas. Além disso, a Fabriano também pretende desenvolver seu negócio de papelaria em livrarias e lojas de departamentos de alta qualidade.
“Fabriano, com seu portfólio distintivo de papéis para belas artes, desenho, papelaria e papéis de segurança, é um ativo importante no plano estratégico da Fedrigoni e também a expressão máxima da habilidade artesanal e da tradição centenária da região de Marche, berço do papel desde 1264”, confirma Jacques Joly, Diretor Geral da Fabriano.
“Há 760 anos, a Fabriano produz papel que muitas pessoas extraordinárias na história usaram diariamente nos campos da arte, literatura, música e publicação: Michelangelo Buonarroti, Ludwig van Beethoven, Gabriele D’Annunzio e Federico Fellini são apenas alguns dos artistas que escreveram, desenharam, anotaram e criaram em papéis produzidos pela Fabriano. Além disso, somos a única fábrica de papel no mundo que produz com os três processos: papel feito à mão, papel em máquina de molde e máquina Fourdrinier. Com uma produção totalmente italiana de produtos de alta qualidade, sinônimo de artesanato e autenticidade, estamos convencidos de que Fabriano continuará crescendo fortemente na América do Norte”, diz Joly.
A Fabriano tem trilhado um caminho de crescimento contínuo desde 2020, com investimentos acelerados (€60 milhões destinados a este segmento, de um total de €300 milhões investidos pelo grupo), o aumento da equipe de produção de 718 para 840 trabalhadores nos locais de produção de Marche, e a reorganização de toda a organização (marketing comercial, atendimento ao cliente, cadeia de suprimentos) para melhor atender a um mercado B2C, que tem necessidades diferentes do restante da empresa, atendendo não apenas públicos empresariais (gráficas, convertedores, designers, distribuidores), mas também o consumidor final (estudantes, professores, entusiastas do desenho).
O caminho de transformação continuará nos próximos quatro anos: o novo plano industrial 2025-2028 prevê mais de €50 milhões em investimentos na marca Fabriano (de um total de mais de €250 milhões previstos para todo o grupo), com o objetivo de tornar os locais de produção na região de Marche ainda mais eficientes, seguros e sustentáveis, e apoiar a expansão do portfólio de produtos.
Entre as prioridades de investimento em inovação está a melhoria contínua da qualidade do papel, um tema em que a Fedrigoni coloca grande ênfase. Além disso, a empresa pretende focar na ampliação da sua carteira de produtos, fortalecendo suas linhas mais emblemáticas, como blocos de desenho, folhas grandes, cadernos, álbuns, uma gama de produtos de papelaria e acessórios com design italiano, mas também desenvolvendo novas linhas, incluindo impressão digital para desenho artístico, e ampliando a gama de papéis de segurança (como os para passaportes). Este último é um segmento em que a empresa já possui conhecimento significativo e onde há uma necessidade real de mercado, ligada a um setor que tem visto uma redução progressiva na oferta disponível globalmente: a produção desses papéis será realizada em Fabriano a partir do início de 2025.
Por fim, há planos para expandir a cadeia Fabriano Boutique com o objetivo de criar uma rede de lojas franqueadas ao redor do mundo autorizadas a vender os produtos mais conhecidos e populares, como sketchbooks, cadernos, acessórios para escrita e desenho.
Fedrigoni
Fundada em 1888 em Verona (Itália), a Fedrigoni é hoje sinónimo de excelência no mundo das etiquetas e dos materiais auto-adesivos, dos papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas, e das soluções RFID/NFC. Com 6000 funcionários em 28 países e 78 fábricas, incluindo unidades de produção, centros de corte e centros de distribuição, o grupo vende e distribui 25.000 produtos em 132 países.
Para mais informações: www.fedrigoni.com
Para mais informações para a imprensa:
Brasil: Paulo Stuchi – paulostu@parlaassessoria.com.br – 11 99458-2774