17 de junho de 2025 Mercado Gráfico

Fedrigoni anuncia vencedores do Top Award 2025

Arte, criatividade e expressividade. Esses são os elementos que definem as obras extraordinárias apresentadas no Fedrigoni Top Award 2025, um concurso criado para celebrar a excelência do design e destacar as criações de quem utiliza os papéis e materiais autoadesivos Fedrigoni para compor obras únicas.

Os vencedores desta edição foram anunciados ontem, 5 de junho, durante uma cerimônia no Pavillon Gabriel, em Paris, envolvendo as cinco categorias: Packaging, Publishing, Label, Creative Communication e Graphics Applications. Além disso, estudantes e jovens pesquisadores participaram com projetos na sessão Young Talents.

Designers, gráficas, editoras, marcas e jovens criativos do mundo inteiro tiveram seus projetos avaliados por um júri de especialistas, incluindo Simon Esterson (designer editorial), Silvana Amato (designer gráfica e professora), Paul Boudens (designer gráfico), Marianne Givone (Head of Global Content Factory da Diptyque), Gustavo Greco (fundador e diretor criativo do estúdio brasileiro independente GRECO), Kate Marlow (cofundadora do Here, coletivo de redatores e designers), Melanie Mues (fundadora do estúdio Mues Design em Londres) e Sebastián Yañez (cofundador da agência YG Branding & Design Experts, agora Thingular Creative Partners).

“Quero parabenizar os vencedores e todos os participantes do Top Award pela dedicação na seleção, avaliação e criação desta incrível coleção de projetos. No centro da missão da Fedrigoni está o desejo de criar produtos que inspirem marcas ao redor do mundo”, afirmou Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni. “A beleza e a qualidade dos projetos submetidos nos motivam ainda mais e impulsionam a nossa busca constante pelo equilíbrio perfeito entre sustentabilidade, estética e performance.”

 

Categoria Packaging

O projeto vencedor “Hera nei campi” (Itália), inspirado na antiga deusa Hera e em suas conexões históricas com a região, apresenta um design de embalagem semelhante a um baú do tesouro, com cores raramente utilizadas no setor alimentício. Como protagonista, uma ilustração de traços essenciais.

O segundo lugar ficou com “Istriana” (Croácia), com embalagem de garrafa inspirada em ânforas romanas.
Em terceiro lugar, “Whathever” (China), um conceito de embalagem que enfatiza a convivialidade e o relaxamento.

Menção especial para “I Giardini Medicei” da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella (Itália), embalagem floral para quatro fragrâncias Eau de Parfum.

 

Categoria Publishing

 

Três projetos compartilharam o primeiro lugar: “Dead End”, de Penisola Edizioni com Antiga Edizioni (Itália), livro que explora o passado e o presente da fronteira entre EUA e México; “UXUA UTOPIA: A Very Gifted Guesthouse”, da UXUA Casa Hotel and Spa (Holanda), livro que retrata um resort de luxo projetado por Wilbert Das, promovendo criatividade em harmonia com a natureza; e “Mezzocane”, da Fundação Culturgest (Portugal), publicação dedicada à exposição de Enzo Cucchi em Lisboa, com obras de duas décadas.

Menções Especiais do Júri


Panorama”, Éditions du livre (França): cores vibrantes, seleção de papéis e impressão de alta qualidade. “Dějiny města Zlína”, da cidade de Zlín (República Tcheca): história da cidade em dois volumes com design gráfico refinado.

Menção Especial Fedrigoni

Dior’s New Spaces 2023” (França): publicação sobre arquitetura, apresentada em caixa rígida com corte inspirado nas coberturas de ardósia de Paris.

 

Categoria Label

 

 

Vencedor: “Sentinella”, da vinícola La Lepre e la Luna (Itália). Rótulo com formas simples e cor vibrante, realçado pela textura natural do papel 100% algodão.

Segundo lugar:Cline Family Cellars, The Sneak Wines” (EUA), com design minimalista e conceito rebelde inspirado em Henry Cline.

Terceiro lugar: “Sulcus – Extra Virgin Olive Oil” (Itália), com letras vermelhas sobre rótulo texturizado que remete ao solo rochoso da Apúlia.

 

Menção especial Fedrigoni

Laberinto de Cidonia”, da UNESDI (Espanha): rótulo em alto-relevo com símbolos enigmáticos, remetendo à região marciana de Cydonia.

 

Categoria Creative Communication

 

 

Vencedor: “Margaret Lansink & Réne van Hulst: Unbound”, da Dienacht Publishing (Alemanha). Um convite para reconectar-se com a natureza, com estética poética e emocional.

Segundo lugar: “Pocket Decision Book”, da Happy Paper Press (República Tcheca), ferramenta original para tomada de decisões com páginas coloridas em sequência de SIM e NÃO.

Terceiro lugar: “The Art of Frescoes in Florence”, do St. Regis Florence (Itália): guia elegante sobre afrescos da cidade com mapa ilustrado.

 

Menção especial Fedrigoni

Vlassak Verhulst Portfolio Book” (Bélgica): livro que se integra visualmente a uma pedra – um desafio de impressão ambicioso.

 

 

Categoria Graphics Applications

 


Menção especial Fedrigoni

Chromatic Prism”, da Tape Over (Alemanha): instalação no shopping Les Ateliers Gaîté, em Paris, com 15.000 triângulos aplicados por 15 artistas em 800 m².

 

 

Categoria Young Talents

 

 

Vencedor: “Ramasser – Raking”, da Ecole Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre (Bélgica), livro de 240 páginas com cenas rurais capturando trabalhadores segurando rastelos.
Segundo lugar: “Clean Places!?”, da Universidade de Ciências Aplicadas de Salzburg (Áustria): livro sobre limpeza urbana, feito com e contra o desperdício.

Terceiro lugar: “Ciceklik – Peeling through a wall of time”, da Kunsthochschule Berlin Weissensee (Alemanha): análise tipográfica e histórica de antigos armazéns de tabaco em Xanthi (Grécia).

Menções Especiais do Júri:

204 Type-Gazette / Issue 4”, da Bauhaus Universität Weimar: publicação universitária sobre tipografias estudantis, com tema “fumaça”.

Futuri passati”, da IUAV de Veneza: estudo comparativo da ficção científica gráfica entre Oriente e Ocidente (1930–1980).

 

Noticias Relacionadas

23 de março de 2026 Feiras

Esta semana começa mais uma participação de destaque da ABIGRAF na ExpoPrint!

  Está chegando! De 24 a 28 de março, a ABIGRAF tem presença confirmada em mais uma edição da ExpoPrint Latin America, que acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo. Em seu stand, que se tornou o maior HUB […]

Leia mais
23 de março de 2026 Mercado Gráfico

Gomaq e HP Indigo realizam encontro de líderes gráficos com presença de João Scortecci, Presidente da ABIGRAF-SP

  O mercado gráfico brasileiro vive um momento de transformação e foi exatamente esse o ponto central do evento promovido pela Gomaq em parceria com a HP Indigo, realizado em São Paulo no último dia 17 de março. Reunindo um […]

Leia mais
23 de março de 2026 Mercado Gráfico

Julião Gaúna, Presidente da ABIGRAF Nacional, participa da reabertura e posse da Diretoria da ABIGRAF Regional Paraíba

  Cumprindo importante agenda na região Nordeste do Brasil, Julião Flaves Gaúna, Presidente da ABIGRAF Nacional, esteve em João Pessoa no último dia 16 de março para participar da posse da nova diretoria da ABIGRAF-PB. A cerimônia foi realizada na […]

Leia mais