17 de junho de 2025 Mercado Gráfico

Fedrigoni anuncia vencedores do Top Award 2025

Arte, criatividade e expressividade. Esses são os elementos que definem as obras extraordinárias apresentadas no Fedrigoni Top Award 2025, um concurso criado para celebrar a excelência do design e destacar as criações de quem utiliza os papéis e materiais autoadesivos Fedrigoni para compor obras únicas.

Os vencedores desta edição foram anunciados ontem, 5 de junho, durante uma cerimônia no Pavillon Gabriel, em Paris, envolvendo as cinco categorias: Packaging, Publishing, Label, Creative Communication e Graphics Applications. Além disso, estudantes e jovens pesquisadores participaram com projetos na sessão Young Talents.

Designers, gráficas, editoras, marcas e jovens criativos do mundo inteiro tiveram seus projetos avaliados por um júri de especialistas, incluindo Simon Esterson (designer editorial), Silvana Amato (designer gráfica e professora), Paul Boudens (designer gráfico), Marianne Givone (Head of Global Content Factory da Diptyque), Gustavo Greco (fundador e diretor criativo do estúdio brasileiro independente GRECO), Kate Marlow (cofundadora do Here, coletivo de redatores e designers), Melanie Mues (fundadora do estúdio Mues Design em Londres) e Sebastián Yañez (cofundador da agência YG Branding & Design Experts, agora Thingular Creative Partners).

“Quero parabenizar os vencedores e todos os participantes do Top Award pela dedicação na seleção, avaliação e criação desta incrível coleção de projetos. No centro da missão da Fedrigoni está o desejo de criar produtos que inspirem marcas ao redor do mundo”, afirmou Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni. “A beleza e a qualidade dos projetos submetidos nos motivam ainda mais e impulsionam a nossa busca constante pelo equilíbrio perfeito entre sustentabilidade, estética e performance.”

 

Categoria Packaging

O projeto vencedor “Hera nei campi” (Itália), inspirado na antiga deusa Hera e em suas conexões históricas com a região, apresenta um design de embalagem semelhante a um baú do tesouro, com cores raramente utilizadas no setor alimentício. Como protagonista, uma ilustração de traços essenciais.

O segundo lugar ficou com “Istriana” (Croácia), com embalagem de garrafa inspirada em ânforas romanas.
Em terceiro lugar, “Whathever” (China), um conceito de embalagem que enfatiza a convivialidade e o relaxamento.

Menção especial para “I Giardini Medicei” da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella (Itália), embalagem floral para quatro fragrâncias Eau de Parfum.

 

Categoria Publishing

 

Três projetos compartilharam o primeiro lugar: “Dead End”, de Penisola Edizioni com Antiga Edizioni (Itália), livro que explora o passado e o presente da fronteira entre EUA e México; “UXUA UTOPIA: A Very Gifted Guesthouse”, da UXUA Casa Hotel and Spa (Holanda), livro que retrata um resort de luxo projetado por Wilbert Das, promovendo criatividade em harmonia com a natureza; e “Mezzocane”, da Fundação Culturgest (Portugal), publicação dedicada à exposição de Enzo Cucchi em Lisboa, com obras de duas décadas.

Menções Especiais do Júri


Panorama”, Éditions du livre (França): cores vibrantes, seleção de papéis e impressão de alta qualidade. “Dějiny města Zlína”, da cidade de Zlín (República Tcheca): história da cidade em dois volumes com design gráfico refinado.

Menção Especial Fedrigoni

Dior’s New Spaces 2023” (França): publicação sobre arquitetura, apresentada em caixa rígida com corte inspirado nas coberturas de ardósia de Paris.

 

Categoria Label

 

 

Vencedor: “Sentinella”, da vinícola La Lepre e la Luna (Itália). Rótulo com formas simples e cor vibrante, realçado pela textura natural do papel 100% algodão.

Segundo lugar:Cline Family Cellars, The Sneak Wines” (EUA), com design minimalista e conceito rebelde inspirado em Henry Cline.

Terceiro lugar: “Sulcus – Extra Virgin Olive Oil” (Itália), com letras vermelhas sobre rótulo texturizado que remete ao solo rochoso da Apúlia.

 

Menção especial Fedrigoni

Laberinto de Cidonia”, da UNESDI (Espanha): rótulo em alto-relevo com símbolos enigmáticos, remetendo à região marciana de Cydonia.

 

Categoria Creative Communication

 

 

Vencedor: “Margaret Lansink & Réne van Hulst: Unbound”, da Dienacht Publishing (Alemanha). Um convite para reconectar-se com a natureza, com estética poética e emocional.

Segundo lugar: “Pocket Decision Book”, da Happy Paper Press (República Tcheca), ferramenta original para tomada de decisões com páginas coloridas em sequência de SIM e NÃO.

Terceiro lugar: “The Art of Frescoes in Florence”, do St. Regis Florence (Itália): guia elegante sobre afrescos da cidade com mapa ilustrado.

 

Menção especial Fedrigoni

Vlassak Verhulst Portfolio Book” (Bélgica): livro que se integra visualmente a uma pedra – um desafio de impressão ambicioso.

 

 

Categoria Graphics Applications

 


Menção especial Fedrigoni

Chromatic Prism”, da Tape Over (Alemanha): instalação no shopping Les Ateliers Gaîté, em Paris, com 15.000 triângulos aplicados por 15 artistas em 800 m².

 

 

Categoria Young Talents

 

 

Vencedor: “Ramasser – Raking”, da Ecole Nationale Supérieure des Arts Visuels de La Cambre (Bélgica), livro de 240 páginas com cenas rurais capturando trabalhadores segurando rastelos.
Segundo lugar: “Clean Places!?”, da Universidade de Ciências Aplicadas de Salzburg (Áustria): livro sobre limpeza urbana, feito com e contra o desperdício.

Terceiro lugar: “Ciceklik – Peeling through a wall of time”, da Kunsthochschule Berlin Weissensee (Alemanha): análise tipográfica e histórica de antigos armazéns de tabaco em Xanthi (Grécia).

Menções Especiais do Júri:

204 Type-Gazette / Issue 4”, da Bauhaus Universität Weimar: publicação universitária sobre tipografias estudantis, com tema “fumaça”.

Futuri passati”, da IUAV de Veneza: estudo comparativo da ficção científica gráfica entre Oriente e Ocidente (1930–1980).

 

Noticias Relacionadas

17 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Transformação digital e ESG: Voith debate o futuro da indústria do papel no 3º episódio do VCast

  Já está no ar o terceiro episódio da segunda temporada do VCast, o videocast da Voith que promove conversas sobre sustentabilidade, ESG, inovação e responsabilidade social no setor de papel e celulose. Desta vez, o programa recebeu Matheus Souza, […]

Leia mais
11 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Grupo Furnax investe em qualificação técnica e reforça seu compromisso com o pós-venda no Brasil

    Consciente de que o processo de satisfação e fidelização do cliente vai muito além da venda, o Grupo Furnax segue investindo na qualificação de seu corpo técnico, atualmente, o maior do mercado. Na ação mais recente para assegurar […]

Leia mais
07 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Com foco na demanda por pequenas tiragens, Unigraf investe em impressora digital AccurioPrint C4065

  O mercado gráfico não para de mudar – e essas mudanças exigem adaptações que muitas vezes envolvem investimentos em novas tecnologias de impressão. Foi exatamente essa a percepção de Alcides Westfal e de Édson Tadeu Kock, proprietários da Unigraf […]

Leia mais