Grupo passa os primeiros nove meses do ano com lucro
A Fedrigoni, referência líder mundial na produção de papéis especiais para embalagens de luxo e outras aplicações criativas, etiquetas autoadesivas, suportes gráficos para comunicação visual e soluções RFID, encerrou o terceiro trimestre de 2024 com receitas de 468,3 milhões de euros em comparação com 412,0 milhões no mesmo período de 2023 (+13,7%) e um Ebitda ajustado de 61,7 milhões, 8,2% superior aos 57,0 milhões do 3T 2023. Uma trajetória de crescimento confirmada pelos resultados dos primeiros nove meses do ano, que atingiram 1.425,5 milhões de euros em receitas (+8,7% em comparação com 1.311,2 milhões de euros em janeiro-setembro de 2023) e 221,7 milhões de euros em Ebitda ajustado (+8,2%, em comparação com 204,9 milhões de euros).
Assim sendo, o Grupo prepara-se para terminar o ano com um volume de negócios superior a 2 mil milhões de euros.
“O ano de 2024 foi mais uma vez caracterizado por uma certa volatilidade”, comenta o CEO Marco Nespolo. “Começamos com bons resultados nos primeiros seis meses, em parte impulsionados por uma retoma da tendência de desestocagem em todas as cadeias de valor que servimos. Na última parte do ano, registámos um abrandamento gradual, principalmente devido a um abrandamento do crescimento em alguns mercados finais, como o luxo e o vinho e bebidas espirituosas. Globalmente, foi um ano bastante positivo, que estimamos terminar com um crescimento de cerca de 10% das receitas e do Ebitda. De fato, salvo qualquer surpresa particular nos últimos meses do ano, esperamos que as receitas de 2024 ultrapassem os 2 mil milhões de euros (contra 1,8 mil milhões de euros em 2023) e que o Ebitda proforma ultrapasse os 370 milhões de euros, um crescimento de cerca de 10% em relação ao ano anterior (337,7 milhões de euros).”
Com quase 6.000 colaboradores em 28 países e 78 fábricas, incluindo unidades de produção, centros de corte e centros de distribuição, a Fedrigoni vende e distribui os seus 25.000 produtos em 132 países em todo o mundo.
Em 2024, o Grupo prosseguiu o seu plano industrial e concluiu quatro operações de fusões e aquisições: a aquisição de uma fábrica de papéis especiais na China, anteriormente pertencente ao Grupo Arjowiggins; uma participação minoritária na start-up SharpEnd, no âmbito da aposta da empresa na oferta de produtos digitalizados; a aquisição de determinados ativos da Mohawk, o segundo maior operador de papéis especiais na América do Norte; e a aquisição da Poli-Tape, um produtor de materiais gráficos para comunicação visual. Atualmente, é o líder mundial em rótulos de vinho e papéis especiais para embalagens de luxo, o segundo em papéis de desenho e o terceiro em materiais autoadesivos e na produção de inlays e etiquetas RFID.
E é precisamente o negócio de RFID (UHF, HF e NFC) que se está a tornar cada vez mais estratégico para a Fedrigoni, que está a capitalizar este mercado em rápido crescimento e a explorar todas as sinergias possíveis dentro do Grupo, desenvolvendo, por exemplo, cartões e etiquetas inteligentes que permitem uma vasta gama de aplicações inovadoras, como a autenticação de produtos, o combate à contrafação, a rastreabilidade, a transparência da cadeia de abastecimento e a melhoria da experiência do cliente, para citar apenas algumas.
O negócio de RFID da Fedrigoni (- Tageos, líder mundial em inlays e etiquetas RFID que se juntou ao nosso Grupo em 2022) – viu as receitas dos primeiros nove meses de 2024 aumentarem 142% em comparação com o mesmo período de 2023 (92,2 milhões de euros vs. 38,1 milhões de euros); o Ebitda ajustado de janeiro a setembro de 2024 mais do que triplicou de 4,7 milhões de euros (9M A 2023) para 15,6 milhões de euros (9M A 2024, + 231,9%).
“Continuamos a crescer globalmente e apenas 20% do nosso volume de negócios provém de Itália”, conclui Nespolo. ”Nos próximos anos, pretendemos acelerar ainda mais a nossa presença global, concentrando-nos em particular na América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. Temos um plano de investimento ambicioso para sustentar o crescimento nos próximos quatro anos (2025-2028): mais de 300 milhões de euros a nível mundial, dos quais cerca de 100 milhões de euros em Itália, para inovar os produtos e torná-los cada vez mais sustentáveis, bonitos e eficazes, com o objetivo de substituir o plástico sempre que possível e permitir a circularidade total, mas também para tornar os nossos locais de produção ainda mais eficientes, seguros e sustentáveis em termos de impacto ambiental.”
No setor dos materiais autoadesivos, o plano estratégico da Fedrigoni prevê que a empresa se concentre na consolidação da sua posição nos etiquetas premium e se estabeleça nas soluções gráficas e de comunicação visual. No setor dos papéis especiais, a empresa pretende consolidar a sua liderança em soluções para embalagens de luxo e comunicação criativa premium, mas também crescer em segmentos como cartões de oferta e cartões inteligentes. Por fim, os inlays e tags RFID são uma das áreas com maior potencial de crescimento. Com um plano de investimento de mais de 50 milhões de euros, o Grupo planeja expandir ainda mais a produção, as vendas, a investigação e o desenvolvimento e alargar significativamente a oferta de produtos para vários segmentos, como a logística, o retalho, os artigos de luxo, os cuidados de saúde e os produtos farmacêuticos, a alimentação, a produção industrial, os transportes públicos e a bilheteria. O objetivo é acelerar ainda mais o negócio de RFID (Tageos) e continuar esta trajetória de sucesso, tanto organicamente como através de novas aquisições.