27 de fevereiro de 2025 Mercado Gráfico

Fedrigoni investe na Papkot para liderar a transição Plastic-to-Fiber nas embalagens sustentáveis

 

Este acordo faz parte do programa de capital de risco corporativo do Grupo, que busca identificar start-ups inovadoras para acelerar seu processo de inovação, adquirir novas tecnologias e ajudar os clientes em sua jornada de sustentabilidade.

A Papkot é pioneira em uma plataforma proprietária de revestimento que oferece soluções de alta barreira, totalmente recicláveis e biodegradáveis, à base de fibras, em escala industrial. Sua abordagem inovadora em ciência de materiais garante compatibilidade com os processos existentes de fabricação de papel e embalagens, tornando-a uma alternativa superior aos revestimentos plásticos convencionais e barreiras baseadas em biopolímeros, com o objetivo de eliminar o plástico das embalagens descartáveis.

 

 

O Grupo Fedrigoni, referência global na fabricação de papéis especiais para embalagem e outras aplicações criativas, etiquetas autoadesivas, mídia gráfica para comunicação visual e RFID, anunciou a aquisição de uma participação minoritária na Papkot, uma start-up que desenvolveu a primeira tecnologia de revestimento de papel em larga escala com as mesmas propriedades do plástico, substituindo o silício e a celulose por um material nanoestruturado que elimina o plástico das embalagens descartáveis.

O acordo da Fedrigoni faz parte do programa de capital de risco corporativo que a empresa lançou para identificar start-ups revolucionárias com potencial de escalabilidade industrial. Juntas, a Fedrigoni e a Papkot acelerarão a implementação da tecnologia Papkot em todo o mundo, garantindo que grandes marcas de bens de consumo e alimentos tenham acesso a soluções de embalagem de alto desempenho, totalmente recicláveis e biodegradáveis em escala. Este investimento garante também uma posição estratégica na próxima geração de materiais de embalagem à base de fibras, prevendo capturar uma participação significativa no mercado global de embalagens flexíveis.

Fundada em 2020 por Manuel Milliery, que também é CEO, a Papkot rapidamente se tornou uma referência fundamental em revestimentos de alto desempenho sem plástico. Com centros de pesquisa e desenvolvimento na França e na China e parcerias de fabricação contratada na França, nos Estados Unidos e na China, a Papkot já atende grandes marcas globais de alimentos e bens de consumo. Sua tecnologia avançada de barreira oferece alta resistência à água, gordura e óleo, ou mesmo ao glicerol, e também proporciona propriedades como transparência ou outras características superficiais personalizadas, essenciais para aplicações em embalagens. Todas são totalmente recicláveis e livres de substâncias nocivas como PFAS.

Os revestimentos Papkot foram amplamente validados em uma ampla variedade de substratos de papel, incluindo fibras virgens e recicladas. Ensaios industriais em andamento estão ampliando ainda mais a compatibilidade para atender às diversas necessidades de convertedores e proprietários de marcas.

 

Aplicações

 

As aplicações dessa tecnologia proprietária são diversas, desde embalagens de utilização única e invólucros para alimentos até papéis retardantes de chama ou transparentes e copos descartáveis. A Papkot utiliza um modelo baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina para desenvolver soluções personalizadas para os clientes, medir o desempenho dos materiais e acelerar a inovação com base em dados.

“Esse acordo tem um potencial imenso para a Fedrigoni”, confirma Marco Nespolo, CEO do Grupo Fedrigoni. “Teremos a oportunidade de adquirir uma tecnologia disruptiva que nos permitirá apoiar ainda mais nossos clientes no desenvolvimento de embalagens monomateriais e totalmente recicláveis. Além disso, a Fedrigoni desempenhará um papel essencial na aceleração da industrialização da Papkot.”

“Essa tecnologia avançada possui sinergia com os negócios de papéis especiais e materiais autoadesivos da Fedrigoni. Além do revestimento de barreira, essa solução permite substituir o liner de etiqueta, normalmente feito de silício, por um material totalmente reciclável”, comenta Fulvio Capussotti, Vice-Presidente Executivo da Fedrigoni Special Papers, RFID e Inovação & Diretor de Sustentabilidade do Grupo Fedrigoni. “Ela também representa um acelerador nos processos de inovação do Grupo e está alinhada à sua estratégia ESG para 2030, que visa ter 100% dos materiais projetados para serem reciclados e recuperados no fim do ciclo.”

“Desde 2020, temos a missão de eliminar o plástico das embalagens e do nosso dia a dia. Dou as boas-vindas ao nosso novo investidor e parceiro estratégico”, acrescenta Manuel Milliery, CEO da Papkot. “Com a Fedrigoni, compartilhamos um compromisso com a sustentabilidade, altos padrões, atenção aos detalhes e melhoria contínua. Esse investimento permitirá acelerar nosso crescimento internacional e investir ainda mais em pesquisa e desenvolvimento.”

 

 

 

Noticias Relacionadas

02 de dezembro de 2025 Mercado Gráfico

Expedição de papelão ondulado totaliza 391.433 toneladas em outubro de 2025

O Boletim Estatístico Mensal da EMPAPEL aponta que o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO) recuou 0,1% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 174,3 pontos (2005=100). Em termos de volume, a expedição de caixas, […]

Leia mais
02 de dezembro de 2025 Mercado Gráfico

Voith Paper é premiada no Programa Semear, iniciativa de sustentabilidade da Smurfit Westrock

A Voith Paper foi reconhecida com o prêmio Destaque ESG 2025 do Programa Semear promovido pela Smurfit Westrock. A Voith foi destaque na categoria Fornecedores Indiretos que avalia formas de fortalecer e acelerar a adoção de iniciativas sustentáveis em toda […]

Leia mais
01 de dezembro de 2025 Mercado Gráfico

Suzano e Natura anunciam criação de consórcio para desenvolvimento de soluções sustentáveis na produção de embalagens

Acordo prevê chamada pública com foco em alternativas para promover a descarbonização da cadeia   A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a Natura, líder no mercado […]

Leia mais