07 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Fedrigoni lança “Best of Publishing”, sua nova coleção para papéis de uso editorial

 

Com base na sua sólida experiência na produção de papéis para o setor editorial, com a coleção Best of Publishing, a Fedrigoni vai além do conceito tradicional de catálogo, oferecendo uma nova perspectiva. Esta coleção foi concebida para educar e inspirar, combinando a seleção tradicional de materiais com elementos digitais como QR Codes, vídeos e podcasts com entrevistas inspiradoras a oito reconhecidos designers editoriais internacionais.

 

 

A Fedrigoni está anunciando o lançamento do “Best of Publishing, uma seleção de papéis editoriais criada para educar e inspirar que reforça a presença da fabricante no mundo editorial por meio de uma narrativa envolvente.

Esta nova coleção de papéis editoriais é simultaneamente um guia prático e um projeto visionário, incluindo, além de uma sessão de catálogo tradicional, QR Codes que direcionam para páginas web dedicadas, vídeos e podcasts, enriquecendo e valorizando a experiência do utilizador.

A coleção divide-se em três partes:

 

  1. “Read Me”, um livro que apresenta as melhores práticas de design editorial e é, por si só, uma peça de coleção, produzido com 29 papéis premium da Fedrigoni, tanto revestidos como naturais. A publicação inclui entrevistas originais e exclusivas com oito designers que, ao longo das suas carreiras, se cruzaram com a Fedrigoni: David Pearson (Reino Unido), Eduardo Aires (Portugal), Thomas Kronbichler do Studio Mut (Itália), Sulki & Min (Coreia do Sul), Lorenz Klingebiel (Alemanha), Fanette Mellier (França), Matt Willey do estúdio Pentagram NY (EUA) e Wang Zi Hong (Taiwan). Cada designer apresenta uma seleção cuidadosa dos seus trabalhos, acompanhada por entrevistas que exploram o seu percurso pessoal e o processo criativo.

Estes designers distinguem-se amplamente em estilo e abordagem, mas partilham um profundo amor pelo papel, pela impressão e pela experimentação. Os projetos apresentados vão desde publicações artísticas independentes e não convencionais até relatórios corporativos. A maioria das entrevistas também está disponível em formato de podcast na série Design Signatures by Fedrigoni, disponível no Spotify e no YouTube.

  1.           “Choose Me”, que apresenta uma seleção criteriosa de papéis retirados do catálogo da Fedrigoni, escolhidos pela sua qualidade estética e desempenho técnico excecional. Os dois mostruários estão organizados por aplicação: papéis para encadernação, como o texturizado Imitlin, papéis para guardas e inserções (na sua maioria coloridos) com séries icônicas como Sirio Color, Woodstock e Materica. Para páginas internas, seja para texto ou imagem (sobretudo brancas), as opções vão desde o versátil Arena natural ao revestido Symbol, incluindo soluções inovadoras como Arena High Definition e X-Per. Refletindo o espírito inovador dos designers apresentados, a coleção inclui ainda as novidades mais recentes, como Cotone100 (papel natural feito com 100% de linters de algodão), GSK Translucent+ (papel translúcido altamente resistente) e Terrae, uma linha produzida com pigmentos de origem mineral. Cada amostra de papel inclui um QR Code que remete para o site da Fedrigoni, onde é possível obter mais informações.
  2.          “Footnotes”, o último componente de Best of Publishing que oferece um guia que apresenta aos leitores mais jovens o processo editorial de forma interativa, acompanhando-os na descoberta do mundo da impressão e da produção, e destacando o papel do papel na comunicação visual.

“Como produtores de papel, compreendemos que o setor editorial representa um pilar fundamental num mundo em constante evolução — um testemunho da criatividade e do patrimônio cultural”, afirma Céline Bertuzzi, diretora de marketing da Fedrigoni Special Papers. “Com Best of Publishing queremos reforçar a nossa liderança no setor de papéis editoriais, oferecendo uma nova coleção capaz de inspirar a comunidade criativa. Fomos além da simples autorreferência para dar voz a alguns dos designers mais inovadores da atualidade. Para isso, ultrapassámos o conceito tradicional de catálogo, criando uma experiência enriquecida com conteúdos originais e espaços digitais perfeitamente integrados.”

 

 

 

 

 

Noticias Relacionadas

17 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Transformação digital e ESG: Voith debate o futuro da indústria do papel no 3º episódio do VCast

  Já está no ar o terceiro episódio da segunda temporada do VCast, o videocast da Voith que promove conversas sobre sustentabilidade, ESG, inovação e responsabilidade social no setor de papel e celulose. Desta vez, o programa recebeu Matheus Souza, […]

Leia mais
11 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Grupo Furnax investe em qualificação técnica e reforça seu compromisso com o pós-venda no Brasil

    Consciente de que o processo de satisfação e fidelização do cliente vai muito além da venda, o Grupo Furnax segue investindo na qualificação de seu corpo técnico, atualmente, o maior do mercado. Na ação mais recente para assegurar […]

Leia mais
10 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Conferência Fastmarkets Forest Products Latin America retorna a São Paulo para sua histórica 20ª edição

São Paulo, Brazil – Especialistas globais e diversos stakeholders do setor se reunirão na Forest Products Latin America Conference 2025, para dois dias de networking e insights sobre os desafios e oportunidades mais urgentes na indústria de celulose, papel e […]

Leia mais