O Grupo Mapel está de casa nova!
Após o sucesso recente obtido em alguns dos principais eventos do setor de impressão, como a Fespa Brasil e a Future Print, o Grupo Mapel, que completou 47 anos de mercado em 2025, anunciou a mudança de sua estrutura administrativa e comercial para o prédio de 400 m2, onde, atualmente, funciona seu novo showroom, inaugurado em outubro de 2024, na Avenida Amazonas, 5088, em Belo Horizonte (MG).
“O objetivo da mudança é melhorar ainda mais nosso atendimento e acompanhar a expansão dos nossos negócios”, destaca Giovanni Pimenta, CEO do Grupo Mapel. “Recentemente, nossos clientes ganharam uma nova e moderna estrutura para ver em tempo real o funcionamento de nossas soluções de impressão, esclarecer dúvidas e realizar testes. Agora, também poderão conversar com nossos times administrativo e comercial no mesmo local, usufruindo de uma estrutura centralizada.”
Por sua vez, os departamentos de logística e suporte técnico passam a operar também em um novo local, na Rua Das Camélias, n° 42, Bairro Nova Suíça (próximo à nova sede da empresa).
Além disso, Giovanni ressalta que as mudanças fazem parte do plano de expansão do grupo.
“Caminhamos para consolidar nossa posição como uma empresa de atuação nacional, e, para tanto, trabalhamos para criar sólidas estruturas em alguns dos principais centros do país. Os clientes da Mapel podem estar certos de que, muito em breve, muito mais novidades serão anunciadas”, completa.
47 Anos de Tradição
Comemorando 47 anos de fundação em maio, a Mapel iniciou suas atividades com a venda de mimeógrafos, máquinas de escrever e calculadoras em um pequeno espaço no Novo Mercado de Belo Horizonte (MG), região conhecida por, tradicionalmente, abrigar muitas gráficas.
Inserida em um mercado em constante transformação e sensível às inovações tecnológicas, em 1997 abraçou um novo segmento: o de fotocopiadoras. Era a época em que a automação e a informatização começavam a revolucionar a comunicação impressa e, por conseguinte, o mercado de mimeógrafos e calculadoras começava a declinar.
Em 2002, com o surgimento dos equipamentos multifuncionais, a Mapel inaugurou um novo modelo de negócio, focado em impressoras e copiadoras que uniam tecnologia de cópia e impressão em um mesmo equipamento. Já em 2008, foi a vez de expandir a atuação para o mercado de impressão gráfica por meio da parceria com a Konica Minolta.
Dez anos depois, a Mapel consolidou-se como um dos principais players no segmento de comunicação visual e anunciou a parceria com a Canon, da qual passa a comercializar tanto soluções de impressão digital para comunicação visual por meio da linha Colorado M com tecnologia UV Gel, como também as linhas de impressoras por folha para o mercado gráfico.