04 de março de 2024 Mercado Gráfico

Ibá e Abigraf iniciam campanha nacional de arrecadação de livros

Até o início de abril, entidades do setor de árvores cultivadas e da indústria gráfica recolherão livros de diversos gêneros, como forma de contribuir para a 3ª edição do projeto #CirculeUmLivro, a se realizar em 2024

 

A Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, com apoio do Projeto Livro para Todos, estão iniciando a 3ª edição da ação #CirculeumLivro, que tem como objetivo promover a troca gratuita de livros, estimulando o conhecimento e a leitura, além de incentivar a economia circular entre os brasileiros e a compreensão de que o papel é um material sustentável.

 

Até 5 de abril, empresas e pessoas físicas interessadas podem realizar doações de livros para o projeto. Serão recolhidos livros de literatura brasileira e clássicos da literatura universal, em português. Não serão aceitos livros de cunho político, religioso e didático.

Em São Paulo, as doações podem ser entregues nas sedes da ABIGRAF Nacional e no Grupo Editorial Scortecci (na capital paulista) na Abigraf Regional Bauru. Confira, ao final do texto, todos os locais de coleta!

Importância da leitura

As ações do Circule um Livro serão realizadas no período de 22 a 28 de abril de 2024, e fazem parte das comemorações Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, no dia 23 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual. Neste ano, o projeto estará presente nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

A campanha foi ampliada para novos grandes centros com foco em promover a reflexão sobre a importância da leitura e a sustentabilidade do papel, que é produzido a partir de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para esse fim, comumente em áreas antes degradadas. Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e mais em uma infinidade de outros produtos do dia a dia, o papel é um material totalmente biodegradável e reciclável, o que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

“As edições de 2022 e 2023 foram um sucesso. Agora nos unimos com a Abigraf para levar o projeto ainda mais longe. A leitura é um hábito imprescindível para o desenvolvimento de todos os conhecimentos”, ressalta Paulo Hartung, presidente da Ibá.

De acordo com pesquisa divulgada em 2023 pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de leitura Árvore, entre 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o livro mais extenso já lido não passou de 10 páginas.

“O objetivo do projeto #CirculeUmLivro é contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educacional do Brasil. Tem como diretriz, realizar ações para facilitar o acesso a livros e incentivar a leitura. Trata-se de um trabalho voluntário de amor e respeito ao livro”, disse João Scortecci, presidente da Abigraf Regional São Paulo.

 

Vamos contribuir?

 

Abaixo, segue a relação completa de postos de arrecadação para os interessados em realizar as doações.

 

São Paulo

ABIGRAF – Rua do Paraíso, 529, Paraíso, São Paulo – SP, CEP 04103-000.

PROJETO LIVROS PARA TODOS (Grupo Editorial Scortecci) – Rua Dep. Lacerda Franco, 96 – Pinheiros, São Paulo – SP, CEP 05418-000.

ABIGRAF BAURU – Rua Padre João, 16-25 – Sala 02 – Vila Santa Teresa, Bauru – SP, CEP 17012-020.

ABIGRAF RIBEIRÃO PRETO – Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro, Ribeirão Preto – SP, CEP 14010-100.

Rio de Janeiro/RJ

ZIT GRÁFICA E EDITORA – Rua Santa Mariana, 21 – Higienópolis, Rio de Janeiro – RJ, CEP 21061-150.

Belo Horizonte/MG

AMIF – Rua Antônio de Albuquerque, 194, sala 801, Funcionários, Belo Horizonte – MG, CEP  30112-010.

Salvador/BA

ABAF – Avenida Professor Magalhães Neto, 1752. Ed. Lena Empresarial, sala 207 – Pituba, Salvador – BA, CEP 41810-012.

Curitiba/PR

ABIGRAF-PR – Rua Augusto Severo, 1050 – Juvevê, Curitiba – PR, CEP 80030-240.

APRE – Al. Dr. Muricy, 474, sala 51, Curitiba – PR, CEP 80010-120.

Porto Alegre/RS

FIERGS – Avenida Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre – RS, CEP 91140-001.

 

 

Programação completa, endereços, apoiadores do projeto e colaboradores do #CirculeUmLivro 2024 serão informados e divulgados, oportunamente.

*Ao doar grandes quantidades de exemplares, encaminhar lista com os nomes dos títulos.

Noticias Relacionadas

03 de julho de 2024 Mercado Gráfico

Fedrigoni adquire participação maioritária na BoingTech, um dos principais fabricantes de incrustações e etiquetas RFID em todo o mundo, com operações na China e na Malásia

Com esta nova aquisição, a quinta deste ano, o grupo continua o caminho de diversificação da sua oferta de produtos de qualidade superior, reforçando o seu papel e dimensão no fabrico de incrustações e etiquetas RFID, e expandindo ainda mais […]

Leia mais
03 de julho de 2024 Mercado Gráfico

Hybrid Software anuncia novidades para o PackZ 10

  A versão mais recente do editor de PDF oferece recursos de ponta para aprimorar automação, desbloquear novas oportunidades de branding e aumentar a produtividade para impressoras de etiquetas e embalagens   A HYBRID Software, desenvolvedora de ferramentas de produtividade […]

Leia mais
18 de junho de 2024 Mercado Gráfico

Evento “Embalagem de Papel, a escolha natural” debaterá a busca por sustentabilidade e o design circular

Evento, que chega a sua quarta edição, contará com palestrantes internacionais e nacionais trazendo tendências sobre embalagens no mundo     No dia 27 de junho, quinta-feira, às 10h, será realizada a quarta edição do webinar “Embalagem de papel, a […]

Leia mais