
João Scortecci, Presidente da Abigraf-SP, participou da 34ª edição da Convenção Nacional de Livrarias realizada pela ANL (Associação Nacional de Livrarias).
Neste ano, a Abigraf foi patrocinadora prata do evento, que acontece dias 2 e 3 de setembro, no Auditório B do Distrito Anhembi, em São Paulo, tendo, como tema central, “A Livraria como lugar de encontro”.
Estiveram presentes livreiros, editores, pesquisadores e especialistas do Brasil e do exterior para discutir os principais desafios do mercado editorial.
Juntamente com Scortecci, que já foi diretor da ANL, participaram Fabio Gabriel, vice-presidente da Abigraf-SP, da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, e Rogério Camilo, gerente executivo da Abigraf.
Pela primeira vez em sua história, a programação da Convenção foi concebida por um grupo de livreiros independentes e de rua. A iniciativa busca aproximar ainda mais o evento da realidade cotidiana das livrarias e dos desafios enfrentados pelo setor, colocando no centro das discussões o fortalecimento das comunidades leitoras e a sustentabilidade do negócio livreiro.
Durante os dois dias de encontro, foram tratados quatro eixos temáticos: a mediação cultural promovida pelas livrarias; sua relação com as cidades e os territórios; o fortalecimento do vínculo com os leitores; e experiências nacionais e internacionais voltadas ao desenvolvimento e à inovação no mercado livreiro.