15 de abril de 2024 Inteligência de mercado

Pesquisa aponta aumento na intenção de investir por parte das empresas, indica Fiesp

Pesquisa realizada pela Fiesp revela que 43% das empresas pretendem investir  em 2023

 

A Fiesp divulgou a Pesquisa de Intenção de Investimento para 2024 a qual, como novidade, apontou o crescimento no interesse por parte das empresas em realizar investimentos.

O levantamento, realizado de 31 de janeiro a 8 de março deste ano com 403 indústrias, indicou que, entre as empresas de todos os portes, a proporção daquelas que pretendem investir em 2024 é maior do que em 2023: 78% entre as grandes, 60% entre as médias e 43% entre as pequenas empresas pretendem investir em 2024.

Além disso, 57% das empresas industriais pretendem investir neste ano e 5,1% destas devem ampliar o investimento em relação ao faturamento –  em comparação a 4,4%  do ano passado (2023).

Segundo a Pesquisa da Fiesp, os recursos dos investimentos serão provenientes prioritariamente de fontes das próprias empresas, havendo, todavia, expectativa de reduzir a parcela de recursos próprios e praticamente triplicar a parcela dos investimentos com recursos provenientes de linhas com recursos públicos, como BNDES, em máquinas e equipamentos, inovação e P&D.

Para as pequenas e médias empresas, entre as necessidades que motivam esses novos investimentos está, principalmente, a substituição de máquinas e equipamentos obsoletos, seguida por inovação em processos e reformas nas instalações, em sintonia com seu principal objetivo do investimento, que é o aumento da produtividade.

Já entre as grandes companhias, há predominância do objetivo de expansão de mercado, aumento da planta industrial, inovação em processos e aquisição de máquinas e equipamentos para ampliação da capacidade.

Freio

Por fim, a Pesquisa também apontou que a alta carga tributária pode ser o principal impeditivo para a realização desses novos investimentos. Entre as pequenas empresas, um possível “freio” que poderá conter investimentos também está relacionado à dificuldade de acesso a linhas do BNDES pelo sistema bancário.

Noticias Relacionadas

21 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

Fabriano fortalece sua presença nos EUA com produtos icônicos Made in Italy como parte de sua expansão global

  Grupo Fedrigoni irá aproveitar os 800 anos de história da marca e sua reputação de excelência para acelerar o seu crescimento na América do Norte A Fabriano, a marca italiana de papel conhecida por seus 800 anos de história […]

Leia mais
14 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

VinilSul realiza em São Paulo “Mundo CV” com a linha completa de impressão Epson para comunicação visual

  No próximo dia 19 de novembro, das 9h às 17h, a VinilSul realizará em seu showroom de São Paulo o open house “Mundo CV”, focado nas soluções de comunicação visual da Epson. O grande diferencial do evento é equalizar […]

Leia mais
28 de outubro de 2024 Mercado Gráfico

Fedrigoni apresenta o Colour Dimensions

  O Colour Dimensions é uma nova ferramenta que apresenta um sistema cromático completo reunindo todo o portfólio de papéis coloridos de luxo da Fedrigoni, subdivididos em cinco categorias, auxiliando designers a encontrar a melhor composição de cores para seus […]

Leia mais