15 de abril de 2024 Inteligência de mercado

Pesquisa aponta aumento na intenção de investir por parte das empresas, indica Fiesp

Pesquisa realizada pela Fiesp revela que 43% das empresas pretendem investir  em 2023

 

A Fiesp divulgou a Pesquisa de Intenção de Investimento para 2024 a qual, como novidade, apontou o crescimento no interesse por parte das empresas em realizar investimentos.

O levantamento, realizado de 31 de janeiro a 8 de março deste ano com 403 indústrias, indicou que, entre as empresas de todos os portes, a proporção daquelas que pretendem investir em 2024 é maior do que em 2023: 78% entre as grandes, 60% entre as médias e 43% entre as pequenas empresas pretendem investir em 2024.

Além disso, 57% das empresas industriais pretendem investir neste ano e 5,1% destas devem ampliar o investimento em relação ao faturamento –  em comparação a 4,4%  do ano passado (2023).

Segundo a Pesquisa da Fiesp, os recursos dos investimentos serão provenientes prioritariamente de fontes das próprias empresas, havendo, todavia, expectativa de reduzir a parcela de recursos próprios e praticamente triplicar a parcela dos investimentos com recursos provenientes de linhas com recursos públicos, como BNDES, em máquinas e equipamentos, inovação e P&D.

Para as pequenas e médias empresas, entre as necessidades que motivam esses novos investimentos está, principalmente, a substituição de máquinas e equipamentos obsoletos, seguida por inovação em processos e reformas nas instalações, em sintonia com seu principal objetivo do investimento, que é o aumento da produtividade.

Já entre as grandes companhias, há predominância do objetivo de expansão de mercado, aumento da planta industrial, inovação em processos e aquisição de máquinas e equipamentos para ampliação da capacidade.

Freio

Por fim, a Pesquisa também apontou que a alta carga tributária pode ser o principal impeditivo para a realização desses novos investimentos. Entre as pequenas empresas, um possível “freio” que poderá conter investimentos também está relacionado à dificuldade de acesso a linhas do BNDES pelo sistema bancário.

Noticias Relacionadas

24 de maio de 2024 Mercado Gráfico

ABIGRAF e Livros para Todos promovem campanha de arrecadação de livros para o Rio Grande do Sul

    A ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o projeto Livros para Todos (portal online para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura) estão realizando uma campanha de arrecadação de livros para o […]

Leia mais
20 de maio de 2024 Mercado Gráfico

AccurioLabel 400 será o grande destaque da Konica Minolta na Flexo & Labels Expo 2024

  De 25 a 28 de junho, a Konica Minolta participará da Flexo & Labels Expo 2024, evento focado no segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas que acontecerá no Distrito Anhembi, em São Paulo. E, para os quatro dias […]

Leia mais
10 de maio de 2024 Sem categoria

Fedrigoni divulga seu balanço de desempenho para 2023

O Grupo Fedrigoni – entre as maiores empresas do mundo no setor dos rótulos e dos materiais autoadesivos de qualidade superior, dos papéis especiais, das embalagens de luxo e outras soluções criativas, de RFID e outras soluções relacionadas – encerrou […]

Leia mais