15 de abril de 2024 Inteligência de mercado

Pesquisa aponta aumento na intenção de investir por parte das empresas, indica Fiesp

Pesquisa realizada pela Fiesp revela que 43% das empresas pretendem investir  em 2023

 

A Fiesp divulgou a Pesquisa de Intenção de Investimento para 2024 a qual, como novidade, apontou o crescimento no interesse por parte das empresas em realizar investimentos.

O levantamento, realizado de 31 de janeiro a 8 de março deste ano com 403 indústrias, indicou que, entre as empresas de todos os portes, a proporção daquelas que pretendem investir em 2024 é maior do que em 2023: 78% entre as grandes, 60% entre as médias e 43% entre as pequenas empresas pretendem investir em 2024.

Além disso, 57% das empresas industriais pretendem investir neste ano e 5,1% destas devem ampliar o investimento em relação ao faturamento –  em comparação a 4,4%  do ano passado (2023).

Segundo a Pesquisa da Fiesp, os recursos dos investimentos serão provenientes prioritariamente de fontes das próprias empresas, havendo, todavia, expectativa de reduzir a parcela de recursos próprios e praticamente triplicar a parcela dos investimentos com recursos provenientes de linhas com recursos públicos, como BNDES, em máquinas e equipamentos, inovação e P&D.

Para as pequenas e médias empresas, entre as necessidades que motivam esses novos investimentos está, principalmente, a substituição de máquinas e equipamentos obsoletos, seguida por inovação em processos e reformas nas instalações, em sintonia com seu principal objetivo do investimento, que é o aumento da produtividade.

Já entre as grandes companhias, há predominância do objetivo de expansão de mercado, aumento da planta industrial, inovação em processos e aquisição de máquinas e equipamentos para ampliação da capacidade.

Freio

Por fim, a Pesquisa também apontou que a alta carga tributária pode ser o principal impeditivo para a realização desses novos investimentos. Entre as pequenas empresas, um possível “freio” que poderá conter investimentos também está relacionado à dificuldade de acesso a linhas do BNDES pelo sistema bancário.

Noticias Relacionadas

10 de abril de 2025 Mercado Gráfico

Com stand movimentado, Mapel destaca sucesso comercial na Fespa Brasil 2025

  Quatro dias de stand de intensa movimentação e muitos negócios fechados. Assim foi a participação da Mapel na Fespa Brasil 2025, que aconteceu de 17 a 20 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo. “Esta foi nossa […]

Leia mais
10 de abril de 2025 Mercado Gráfico

Fedrigoni abrirá um novo centro de corte para etiquetas autoadesivas na Alemanha no final de 2025

  A unidade, localizada em Frechen, perto de Colônia, atenderá à região da Alemanha, bem como os Países Baixos, Bélgica e o norte da França. A planta processará filmes e papéis para etiquetagem autoadesiva em diversos setores, incluindo alimentos e […]

Leia mais
08 de abril de 2025 Mercado Gráfico

VinilSul anuncia parceria com a KAMA no Brasil

  A VinilSul está anunciando mais uma importante parceria para o mercado gráfico brasileiro. Desde março, a empresa é distribuidora autorizada das soluções KAMA no país, fabricante alemã líder em máquinas exclusivas de acabamento para a indústria gráfica e de […]

Leia mais