29 de maio de 2024 Drupa

Primeiro dia na Drupa 2024 nos convida a uma reflexão!

No primeiro dia de visita à DRUPA, o professor Elcio de Sousa e o professor Enéias se dividiram para otimizar a busca pelas novidades na maior feira de artes gráficas e papel do mundo. Antes de apresentarmos as novidades de hoje, convidamos todos para uma reflexão. Durante a feira, percebemos que algumas pessoas, infelizmente, ainda realizam negócios baseados apenas em opiniões, ao invés de reflexão; em outras palavras, praticam o “doxa” ao invés da “aletheia”.”Doxa” é um conceito chave na filosofia grega que define opinião, enquanto “aletheia” (reflexão) designa a verdade, mas não uma verdade dogmática. A aletheia é o caminho que, como a própria origem da palavra nos aponta, retira do esquecimento, desvela, traz à luz. Um termo que, ao mesmo tempo, designa a verdade e a realidade. Desta forma, é necessário considerar o contraponto das informações apresentadas, para não corrermos o risco de emitir apenas opiniões.

Uma opinião muito recorrente na DRUPA 2024 é que a automação veio para suprir a lacuna da falta de mão de obra. Um estudo recente sobre a área gráfica na Alemanha aponta que cerca de 75% das 7000 empresas do setor gráfico afirmam estar enfrentando grandes desafios devido à escassez de mão de obra qualificada. Em Portugal e no Brasil, a situação também é preocupante. Dessa forma, um contraponto é que, apesar das vantagens da automação, a presença de mão de obra qualificada é essencial para extrair o máximo de eficácia dos equipamentos. Profissionais bem treinados podem ajustar e otimizar as máquinas, resolver problemas complexos e garantir que a tecnologia seja utilizada de forma plena. A combinação de automação avançada e mão de obra qualificada resulta em uma sinergia que potencializa a produtividade e a qualidade dos produtos gráficos. Assim, não se deve adquirir um equipamento que muitas vezes custa milhões com o pensamento de que a tecnologia, por si só, irá resolver todos os problemas de produtividade e eficácia da empresa.

Em direção às novidades, realizamos também uma visita fora da DRUPA, na empresa XSYS em Ahaus, para conhecermos a fábrica de camisas para flexografia. Após a visita, fomos conhecer na DRUPA as demais soluções voltadas para pré-impressão, impressão digital, flexográfica e letterpress. Logo na entrada, é possível apreciar a força da comunicação visual aplicada na escada.

Comunicação visual na entrada principal (norte)

Aproveitamos a oportunidade para conhecer as novidades apresentadas pela Konica Minolta e pelas empresas parceiras de muitos anos, como Dupont, Canon, ESKO e Ricoh. Todas foram unânimes na apresentação de soluções mais sustentáveis e com alto valor de qualidade agregado aos produtos impressos para diferentes segmentos gráficos, incluindo impressão industrial, decoração de interiores, embalagens, editorial, entre outros.

Soluções em impressão digital

Percebemos também, nas visitas de hoje, a valorização dos diferentes enobrecimentos e efeitos nos produtos gráficos, já que esses são fundamentais para agregar valor e destacar os produtos no mercado. Técnicas como laminação, verniz UV, hot stamping, relevo seco e corte especial não apenas melhoram a estética, mas também aumentam a durabilidade e a funcionalidade dos produtos gráficos. Esses processos podem transformar um material impresso simples em uma peça de comunicação sofisticada e atraente, aumentando a percepção de qualidade e o valor percebido pelo cliente.

Enobrecimento em linha

Em conclusão, a visita à DRUPA no primeiro dia reforçou a importância de combinar tecnologias avançadas com mão de obra qualificada, sustentabilidade e inovação para alcançar a máxima eficácia e qualidade nos produtos gráficos.

Confira o artigo técnico sobre as primeiras impressões da Drupa 2024, por Elcio De Sousa e Enéias Nunes da Silva da Escola e Faculdade SENAI Theobaldo De Nigris.

 

Noticias Relacionadas

18 de junho de 2024 Mercado Gráfico

Evento “Embalagem de Papel, a escolha natural” debaterá a busca por sustentabilidade e o design circular

Evento, que chega a sua quarta edição, contará com palestrantes internacionais e nacionais trazendo tendências sobre embalagens no mundo     No dia 27 de junho, quinta-feira, às 10h, será realizada a quarta edição do webinar “Embalagem de papel, a […]

Leia mais
03 de junho de 2024 Sem categoria

Flexo & Labels Expo 2024 marcará estreia da Divisão VS Labels em um grande evento!

 Feira acontecerá de 25 a 28 de junho no Pavilhão 5 do Distrito Anhembi, em São Paulo     De 25 a 28 de junho, a VinilSul estará presente na Flexo & Labels Expo 2024, que acontecerá no novo Distrito […]

Leia mais
24 de maio de 2024 Mercado Gráfico

ABIGRAF e Livros para Todos promovem campanha de arrecadação de livros para o Rio Grande do Sul

    A ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o projeto Livros para Todos (portal online para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura) estão realizando uma campanha de arrecadação de livros para o […]

Leia mais