A Studiolaser, especialista em pré-impressão flexográfica para o mercado brasileiro de embalagens, instalou a unidade de exposição Thermoflex Catena-E 80 da XSYS. Desde a instalação, a empresa observou ganhos significativos em consistência de chapas, estabilidade de imagem e confiabilidade do fluxo de trabalho.
Fundada em 1998, a Studiolaser oferece um portfólio completo de pré-impressão para convertedores e proprietários de marcas em todo o Brasil, abrangendo processamento de imagem, adaptação de arte, gerenciamento de cores, gama estendida, provas digitais e produção de chapas flexográficas. Seus clientes produzem embalagens flexíveis, rótulos e outros materiais impressos, e atuam em um mercado em que a precisão de cores, a reprodução de detalhes finos e a repetibilidade em diferentes substratos são imprescindíveis.
Acompanhar essas demandas foi o ponto de partida para o investimento no Catena-E 80. A solução utiliza tecnologia LED tanto para a exposição principal quanto para a de
verso, proporcionando formação de pontos consistentes e geometria da chapa em toda a área de imagem. Na Studiolaser, isso se traduziu em pontos de meio-tom mais nítidos, melhor reprodução de detalhes finos da arte e uma chapa geral mais limpa. O tempo de processamento foi reduzido, não por mudanças operacionais, mas porque a tecnologia da máquina eliminou a necessidade dos ajustes que antes atrasavam o processo.
As paradas não planejadas da impressora tornaram-se menos frequentes. A estabilidade do equipamento significa que a produção ocorre em ritmo constante e o retrabalho, que gera custos e desperdício de material, diminuiu significativamente.
“A principal diferença é evidente na estabilidade”, observou a Studiolaser. “A gravação se tornou mais previsível e com excelente definição. Isso também se reflete na produtividade, pois reduz ajustes e retrabalho.”
A Catena-E 80 foi projetada para se integrar às operações de pré-impressão existentes sem exigir que as equipes reconstruíssem seus processos. Na Studiolaser, que já possuía um fluxo de trabalho de produção de chapas bem estruturado, o equipamento se encaixou naturalmente. Ele organizou a sequência de tarefas com mais clareza e adicionou previsibilidade ao planejamento de produção sem interromper o que já estava funcionando.
A Studiolaser utiliza a Thermoflex Catena-E 80 em conjunto com as chapas Nyloflex® da XSYS. Essa combinação tem apresentado ótimo desempenho em diversas aplicações de embalagens, incluindo trabalhos com degradês sutis, pequenos elementos gráficos e requisitos de cor rigorosos, situações em que as fragilidades do processo de produção de chapas se manifestam na impressão. O feedback
dos clientes sobre a qualidade e a estabilidade da impressão tem sido consistentemente positivo, e a Studiolaser atribui esse resultado à combinação de chapa e equipamento.
Trabalhando com a XSYS desde 2013
A relação da Studiolaser com a XSYS remonta a aproximadamente 2013. Durante a instalação da Catena-E 80, o suporte técnico da XSYS foi próximo e ágil do início ao fim, mantendo a instalação dentro do cronograma. A colaboração se estendeu além de equipamentos e suporte, incluindo iniciativas conjuntas de mercado, entre elas o podcast “Conexão Flexo”, produzido em parceria para compartilhar conhecimento técnico sobre flexografia com profissionais do setor no Brasil.
“O mercado brasileiro de embalagens estabelece um padrão elevado. A Studiolaser se compromete com esse padrão, e a consistência das chapas que eles estão obtendo com a Catena-E 80 reflete o que a máquina foi projetada para oferecer”, disse Marcos Akio Tamura. Gerente Técnico na XSYS. “Quando a tecnologia e o suporte funcionam bem juntos, isso pesa muito na decisão”, disse Felipe Santana, diretor de operações da Studiolaser. “Na flexografia, o resultado da impressão começa muito antes da máquina entrar em operação. É na pré-impressão que construímos a base para uma impressão consistente. Certamente consideraríamos novos investimentos em equipamentos XSYS, principalmente devido à experiência positiva que tivemos até agora.”
FONTE: Assessoria de imprensa