30 de abril de 2024 Mercado Gráfico

XSYS lança EcoFillX e confirma seu compromisso estendido de sustentabilidade

 

O novo recurso de software EcoFillX para gravadoras digitais ThermoFlexX tem como alvo áreas sem imagem nas chapas de impressão flexográfica para reduzir ativamente a quantidade de material polimérico eliminado durante o processamento. Ao reduzir a quantidade de sólidos eliminados, esta inovação reduz o consumo de solventes em até 30%, combinando uma vantagem ecológica real com uma considerável economia dos custos.

 

 

A XSYS anunciou a lançamento do EcoFillX, um inovador recurso de software desenvolvido para as gravadoras digitais ThermoFlexX que promete reduzir significativamente o uso de solvente de lavagem. Focado nas áreas sem imagem das chapas de impressão de fotopolímeros, o EcoFillX representa um passo importante para melhorar a sustentabilidade do processo de gravação de chapas flexográficas.

“A sustentabilidade é uma responsabilidade central para qualquer fabricante hoje, responsabilidade esta que a XSYS coloca na vanguarda da inovação, desenvolvendo formas ecologicamente mais conscientes de apoiar os nossos clientes nos seus esforços de ‘amigo do ambiente’, disse Dirk De Rauw, designer óptico sênior. “O EcoFillX une-se a uma série de outras iniciativas ambientais da XSYS que, juntas, tem um grande impacto na pegada de carbono na operação de processamento de chapas.”

Como um recurso complementar do software MultiPlate para gravadoras digitais ThermoFlexX, o EcoFillX incorpora estruturas passíveis de imagem nas áreas não imprimíveis da chapa flexográfica. Através da análise inteligente da imagem, o EcoFillX preenche rapidamente essas áreas na camada LAMS com o padrão designado, aproveitando a versátil óptica ThermoFlexX para acelerar a gravação da imagem.

Como resultado, mais material polimérico permanece na chapa final gravada, reduzindo efetivamente o acúmulo de conteúdo sólido no solvente de lavagem. Consequentemente, isto prolonga a durabilidade do solvente de lavagem utilizado na circulação e reduz a frequência de reposição de solvente.

Durante recentes testes bem-sucedidos nas instalações de um cliente, o EcoFillX demonstrou uma notável redução de 30% no uso semanal de solventes. A extensão desta economia variará naturalmente dependendo de vários fatores, tais como o preenchimento da imagem da chapa, o tipo e a sua espessura, bem como a profundidade de lavagem solicitada.

Para os clientes que não operam com unidades de destilação próprias, a redução se traduz diretamente em ganhos econômicos significativos. Os clientes equipados com unidades de destilação experimentarão reduções perceptíveis no consumo de energia e na quantidade de aditivos necessários para manter as condições e o equilíbrio ideais dos solventes.

“A XSYS tem muito orgulho de apresentar esta inovação muito interessante que traz benefícios que vão além da mera economia de custos. O EcoFillX não é simplesmente um novo recurso de software; é uma solução sustentável significativa que melhora a eficiência econômica e a gestão ambiental”, concluiu Dirk De Rauw.

Noticias Relacionadas

13 de janeiro de 2026 Feiras

ExpoPrint Latin America anuncia a Ilha da Sublimação

    A ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, maior evento de impressão das Américas, anuncia a realização da Ilha da Sublimação, congresso gratuito voltado para profissionais e empreendedores do setor de brindes e personalizados. A iniciativa, que ocorre dentro […]

Leia mais
12 de janeiro de 2026 Mercado Gráfico

Centradas em benefícios aos expositores e visitantes, Flexo & Labels Expo e Flexo & Pack anunciam pacote de inovações

    São Paulo – Com foco em um novo posicionamento estratégico, a Flexo & Labels Expo e a Flexo & Pack, eventos simultâneos que abrangem os mercados de rótulos, etiquetas, flexografia e embalagens em geral, estão anunciando uma série […]

Leia mais
08 de janeiro de 2026 Mercado Gráfico

Bignardi celebra 100 anos da MP1 e conta com apoio da Voith para seguir trajetória de sucesso

  A Bignardi celebra 100 anos de operação contínua da MP1, máquina projetada e instalada pela Voith, na cidade de Jundiaí (SP). Inicialmente dedicado à fabricação de papel gráfico, o equipamento atravessou mudanças de mercado, tecnologias e gerações e atualmente […]

Leia mais