30 de abril de 2024 Mercado Gráfico

XSYS lança EcoFillX e confirma seu compromisso estendido de sustentabilidade

 

O novo recurso de software EcoFillX para gravadoras digitais ThermoFlexX tem como alvo áreas sem imagem nas chapas de impressão flexográfica para reduzir ativamente a quantidade de material polimérico eliminado durante o processamento. Ao reduzir a quantidade de sólidos eliminados, esta inovação reduz o consumo de solventes em até 30%, combinando uma vantagem ecológica real com uma considerável economia dos custos.

 

 

A XSYS anunciou a lançamento do EcoFillX, um inovador recurso de software desenvolvido para as gravadoras digitais ThermoFlexX que promete reduzir significativamente o uso de solvente de lavagem. Focado nas áreas sem imagem das chapas de impressão de fotopolímeros, o EcoFillX representa um passo importante para melhorar a sustentabilidade do processo de gravação de chapas flexográficas.

“A sustentabilidade é uma responsabilidade central para qualquer fabricante hoje, responsabilidade esta que a XSYS coloca na vanguarda da inovação, desenvolvendo formas ecologicamente mais conscientes de apoiar os nossos clientes nos seus esforços de ‘amigo do ambiente’, disse Dirk De Rauw, designer óptico sênior. “O EcoFillX une-se a uma série de outras iniciativas ambientais da XSYS que, juntas, tem um grande impacto na pegada de carbono na operação de processamento de chapas.”

Como um recurso complementar do software MultiPlate para gravadoras digitais ThermoFlexX, o EcoFillX incorpora estruturas passíveis de imagem nas áreas não imprimíveis da chapa flexográfica. Através da análise inteligente da imagem, o EcoFillX preenche rapidamente essas áreas na camada LAMS com o padrão designado, aproveitando a versátil óptica ThermoFlexX para acelerar a gravação da imagem.

Como resultado, mais material polimérico permanece na chapa final gravada, reduzindo efetivamente o acúmulo de conteúdo sólido no solvente de lavagem. Consequentemente, isto prolonga a durabilidade do solvente de lavagem utilizado na circulação e reduz a frequência de reposição de solvente.

Durante recentes testes bem-sucedidos nas instalações de um cliente, o EcoFillX demonstrou uma notável redução de 30% no uso semanal de solventes. A extensão desta economia variará naturalmente dependendo de vários fatores, tais como o preenchimento da imagem da chapa, o tipo e a sua espessura, bem como a profundidade de lavagem solicitada.

Para os clientes que não operam com unidades de destilação próprias, a redução se traduz diretamente em ganhos econômicos significativos. Os clientes equipados com unidades de destilação experimentarão reduções perceptíveis no consumo de energia e na quantidade de aditivos necessários para manter as condições e o equilíbrio ideais dos solventes.

“A XSYS tem muito orgulho de apresentar esta inovação muito interessante que traz benefícios que vão além da mera economia de custos. O EcoFillX não é simplesmente um novo recurso de software; é uma solução sustentável significativa que melhora a eficiência econômica e a gestão ambiental”, concluiu Dirk De Rauw.

Noticias Relacionadas

24 de maio de 2024 Mercado Gráfico

ABIGRAF e Livros para Todos promovem campanha de arrecadação de livros para o Rio Grande do Sul

    A ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o projeto Livros para Todos (portal online para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura) estão realizando uma campanha de arrecadação de livros para o […]

Leia mais
20 de maio de 2024 Mercado Gráfico

AccurioLabel 400 será o grande destaque da Konica Minolta na Flexo & Labels Expo 2024

  De 25 a 28 de junho, a Konica Minolta participará da Flexo & Labels Expo 2024, evento focado no segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas que acontecerá no Distrito Anhembi, em São Paulo. E, para os quatro dias […]

Leia mais
10 de maio de 2024 Sem categoria

Fedrigoni divulga seu balanço de desempenho para 2023

O Grupo Fedrigoni – entre as maiores empresas do mundo no setor dos rótulos e dos materiais autoadesivos de qualidade superior, dos papéis especiais, das embalagens de luxo e outras soluções criativas, de RFID e outras soluções relacionadas – encerrou […]

Leia mais