01 de março de 2024

Sindigraf–SP realiza seminário focado em empreendedorismo e oportunidades para Indústria Gráfica Paulista

O Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), com apoio da Abigraf, realizou no último dia 27 de fevereiro o seminário “Oportunidades para a indústria de impressão”, com conteúdo especial focado em temas como empreendedorismo e oportunidades de mercado.

O evento, que dá continuação às comemorações de 100 anos da entidade e foi realizado no auditório do Sindigraf em São Paulo, reuniu empresários, fornecedores e parceiros de diversos setores da indústria gráfica, que lotaram o local para prestigiar uma programação especial, aberta pelas boas-vindas do Presidente do Sindigraf-SP, Ricardo Coube, e do Presidente da Abigraf Nacional, Julião Gaúna.

Na sequência, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, falou aos participantes compartilhando sua vasta experiência na gestão de empresas públicas e privadas. Ele apresentou os projetos que estão sendo realizados em todo o estado para fomentar investimentos, desburocratizar trâmites e permitir o aumento da competitividade da indústria paulista.

Jorge Lima também destacou a importância do segmento gráfico e ressaltou a vocação do estado de São Paulo para a indústria.

Posteriormente, o consultor da Projeto Pack & Associados, Aislan Baer, ministrou a palestra “Perspectivas e oportunidades no segmento de rótulos, etiquetas e embalagens flexíveis”, destacando a importância da gestão adequada para redução de custos e aumento da eficiência produtiva que, segundo eles, são os reais divisores de águas para a competitividade e para uma empresa financeiramente saudável. Aislan apontou ainda as oportunidades oferecidas pelo mercado de embalagens e rótulos, bem como carências e dificuldades, como formação de mão de obra.

No encerramento, foi realizado um painel de debates onde os empresários Danilo Gonçalves (da D’Print) e Marcelo Peixoto (da Arte Premium) puderam compartilhar um pouco de suas experiências na gestão bem-sucedida de suas empresas. A mediação foi realizada pelo Ricardo Coube.

“Ficamos muito felizes com a adesão dos empresários, que lotaram o auditório para as palestras”, destacou Coube. “Com isso, seguimos firmes em nosso propósito de compartilhar informações e criar um ambiente de interação onde empresários do setor gráfico podem ouvir, falar e aprender, de modo a criarmos um segmento ainda mais forte e competitivo.”

“É por meio da união e da informação que conseguiremos aumentar a competitividade de nossa indústria, superar as dificuldades e aumentar a capacitação técnica e administrativa de nossos profissionais”, salientou Julião Gaúna. “Ninguém Ficará Para Trás, Porque Juntos Somos Mais Fortes!”; esse é o lema da Abigraf Nacional e fico muito feliz de ver empresários paulistas reunidos em prol do conhecimento e do compartilhamento de informações tão importantes, como as que foram apresentadas ao longo do evento.”

O seminário “Oportunidades para a indústria de impressão” teve patrocínio Ouro da BlendPaper, ECO 3 e Suzano, e patrocínio Bronze da Afeigraf.

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/abigraf_sindigraf/albums/72177720315123199

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais