16 de abril de 2026

Ibá, Metrô de SP e Abigraf transformam estações em ‘bibliotecas vivas’ no Dia Mundial do Livro

No próximo dia 23 de abril, quem transitar pelas principais estações do Metrô de São Paulo encontrará um inesperado respiro literário em meio ao fluxo acelerado da capital. Em celebração ao Dia Mundial do Livro, a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), o Metrô de São Paulo e a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) convidam o público a fazer parte de uma grande corrente de troca de saberes com a 5ª edição do projeto #CirculeUmLivro.

A iniciativa propõe uma dinâmica de doação e troca: o passageiro poderá retirar uma obra nos totens da ação, levando outro título em seu lugar, ou simplesmente pegar um exemplar de sua preferência. A atividade, que ocorrerá das 7h30 às 19h30, visa estimular a leitura e a economia circular, reforçando a sustentabilidade do papel, um material produzido a partir de árvores cultivadas.

Hub Cultural no Tatuapé

Enquanto os totens de livros estarão distribuídos pelas estações Sé, Luz, Consolação e Vila Prudente, a estação Tatuapé, além de receber o posto de troca, também funcionará como coração cultural da edição 2026, oferecendo uma programação gratuita para diversos públicos:

  • Manhã Interativa (09h às 11h): Contação de histórias com malabarismo e oficina de brinquedos recicláveis com Letícia Martin.
  • Encontro com Autor (11h às 13h): Sessão de autógrafos com o renomado ilustrador e quadrinista paraibano Paulo Moreira.
  • Musicalidade (13h às 15h): Contação de histórias e música com Alcidéa Miguel e Daniel Liberato.
  • Mão na Massa (15h às 16h30): Oficina de quadrinhos também conduzida por Paulo Moreira, aberta a passageiros de todas as idades.

As vagas para as ações com o quadrinista Paulo Moreira são limitadas e exigem inscrição antecipada. Os interessados devem se cadastrar pelo link oficial (iba.org/circuleumlivro), disponível no site e nos perfis sociais da Ibá.

Sustentabilidade e Conexão Humana

Mais do que o incentivo à leitura, o #CirculeUmLivro consolida, ao longo de suas edições, uma poderosa rede de consciência ambiental e troca social. A iniciativa transforma o papel em um elo entre pessoas, unindo o desenvolvimento intelectual à preservação dos recursos naturais.

“O papel é a tecnologia mais democrática e sustentável de difusão do conhecimento. Nesta edição, reforçamos que o ciclo de vida de um livro torna-se infinito quando praticamos a economia circular. Ao unirmos a força da indústria de árvores cultivadas ao hábito da leitura, entregamos ao cidadão a prova de que desenvolvimento e preservação caminham juntos. Cada livro que circula é uma semente de saber que plantamos na rotina de quem move o Brasil”, destaca Paulo Hartung, presidente da Ibá.

A presença do projeto nas estações de grande circulação na maior metrópole da América Latina reforça o papel do transporte público como um agente de humanização e difusão cultural no cotidiano paulistano. Transformar as plataformas em espaços de troca literária é uma forma de oferecer valor e bem-estar aos passageiros durante sua jornada diária.

Já pelo lado do setor gráfico, a iniciativa celebra a perenidade do livro como ferramenta insubstituível de aprendizado. A Abigraf Regional São Paulo vê no #CirculeUmLivro uma oportunidade de reafirmar o compromisso da indústria com a educação acessível e com a valorização do objeto físico como suporte essencial para o conhecimento.

“Quem lê viaja! O projeto #CirculeUmLivro funciona como um portal de oportunidades, uma travessia, uma oportunidade inteligente de acesso ao conhecimento intelectual e social. O livro é capaz de tudo isso e muito mais”, salientou João Scortecci, presidente da Abigraf-SP.

Expansão Regional

Além da capital paulista, o projeto ganhará força em outras regiões do país com parcerias locais. Em Curitiba (PR), a APRE promoverá a troca de livros entre os dias 22 e 24 de abril na Rua XV de Novembro (Matriz), com uma edição especial na manhã do dia 26 de abril no Belvedere — Feira do Largo da Ordem.

Na Bahia, a ABAF promove uma agenda de circulação literária na Biblioteca Central do Estado, (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador – BA) com postos de troca de livros e uma programação cultural totalmente gratuita.

SERVIÇO: #CirculeUmLivro 2026

Quando: 23 de abril (Dia Mundial do Livro)

Onde: Estações Vila Prudente, Consolação, Sé, Tatuapé e Luz.

Dinâmica: Retire um livro no totem e deixe outro ou apenas retire um título de graça.

Informações: iba.org/circuleumlivro

PAULO MOREIRA é ilustrador e quadrinista paraibano. Seus trabalhos mexem com temas cotidianos e cultura pop, todos sempre com uma pegada de humor. Desenha desde sempre e começou a fazer quadrinhos em 2016, primeiramente com tirinhas na internet e hoje em dia com alguns livros publicados, como “Bom dia”, “Socorro”, “Só as Melhores”, “Como desenhar mãos”, “Ana”, “Mosquinha” e “Lagatixinha” e “Boca de siri”.

ALIDÉA MIGUEL é formada em Artes e Música. Atua como Professora, Musicista, Radialista, Palestrante, Contadora de Histórias e Escritora. Participou de mais de 60 antologias no Brasil e no Exterior. Publicou 15 livros solo para o público infantil e adulto (Editora Scortecci). Seus trabalhos literários e musicais estão nas Plataformas Digitais e Redes Sociais.

Realizadores:

Ibá, Metrô de São Paulo e Abigraf São Paulo.

Realizadores regionais

ABAF e Apre.

Parceiros:

Melhoramentos, Papirus, BO Paper, Suzano, Two Sides; Gráficas: Leograf, Santa Inês, Brogotá, Viena; Grupo Editorial Scortecci e Projeto Livros para Todos.

Sobre a Ibá

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas e de restauração, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 50 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas — painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa —, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.

Site: iba.org

Instagram: @iba_oficial

Facebook: @industriabrasileiradearvores

Sobre a Abigraf Regional São Paulo

A ABIGRAF Regional São Paulo congrega mais de 5 mil empresas gráficas do estado, representando os interesses e trabalhando em prol do crescimento do setor que é responsável atualmente por 54% da produção nacional.

Está sob o guarda-chuva da ABIGRAF Nacional e, entre suas ações, estão a capacitação e atualização por meio da organização e divulgação de cursos, participação e apoio a iniciativas socioeducacionais, e representatividade junto a outras entidades ligadas aos setores produtivo, industrial e comercial do estado.

Para saber mais sobre as ações da ABIGRAF, acesse:

Site: www.abigraf.org.br

Instagram: @abigrafoficial

Facebook: https://www.facebook.com/ABIGRAFNACIONAL

Comunicação para imprensa

Josiane Campos

joscampossilva@gmail.com

+55 11 98349-3643

Beatriz Montesanti

+55 11 97142-2935

beatriz.montesanti@iba.org

Noticias Relacionadas

16 de abril de 2026

ABIGRAF Minas e o SIGEMG iniciam agenda com governo de minas para fortalecer o setor gráfico mineiro

A diretoria da ABIGRAF-MG e do SIGEMG deu o pontapé inicial em uma agenda estratégica para atender às demandas do setor gráfico mineiro. Na última quarta-feira (15/04), as entidades receberam representantes do Governo do Estado para discutir desafios e oportunidades da indústria gráfica.

Leia mais
16 de abril de 2026

Caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS leva 27 empresas para a Expo Print 2026

Mais de 100 gaúchos estiveram na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que ocorreu de 24 a 28/03, na Expo Center Norte, em São Paulo. Pela caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS foram 27 empresas, de diversas regiões, que visitaram a feira entre 25 e 27/03. 

Leia mais
16 de abril de 2026

Abitec anuncia o curso “Pós-Cálculo: Como Identificar Oportunidades de Melhoria”, com Eduardo Azevedo

Nos dias 28 e 30 de abril, das 19h às 21h, a Abitec realizará o curso online “Pós-Cálculo: Como Identificar Oportunidades de Melhoria”, com o consultor Eduardo Azevedo.

Leia mais