No dia 24 de novembro, a ABIGRAF Nacional realizou, em São Paulo, sua 24ª Assembleia Geral Extraordinária, que contou com 37 participantes, entre representantes de 13 regionais e convidados. O encontro teve coordenação do presidente do Conselho Consultivo, Julião Flaves Gaúna. Abrindo a pauta, houve uma exposição do vice-presidente da Andipa, Vicente Amato Sobrinho, sobre “O momento atual e o futuro dos distribuidores de papel”.
Segundo ele, o papel couchê produzido nacionalmente supre apenas 50% da demanda do mercado e que há grande risco de falta desse insumo, devido à alta do dólar que não favorece a importação, a problemas crescentes de crédito interno e à concentração da produção. Ainda na parte da manhã, as ABIGRAFs Regionais relataram as principais iniciativas em andamento.
ABIGRAF-PE – Valdézio Figueiredo e Eduardo Mota falaram dos planos de implementar no estado a exigência de atestado de capacidade técnica em concorrências públicas, ampliar a base de associados, estruturar uma agenda de demandas, tornar rotativo o prêmio regional Norte e Nordeste, lançar uma revista e organizar um grupo com cerca de 20 empresas para a Drupa 2016.
ABIGRAF-AL – Floriano Alves da Silva Jr. elogiou a realização dos eventos que compuseram a agenda Rio 2016 e disse que está no radar da regional a questão do diferencial do ICMS com o Simples, que deve acarretar aumento de recolhimento da ordem de 13%.
ABIGRAF-RS – Ângelo Garbarski informou que a Regional contou com assessoria especializada para fazer o planejamento estratégico e que já foram iniciadas prospecções para a realização do 17º Congraf no estado.
ABIGRAF-SC – Cidnei Barozzi anunciou o propósito de que os três estados sulinos passem a compartilhar ações a partir de 2017. A primeira da série será a realização de um seminário sul-brasileiro da indústria gráfica.
Na sequência, foram realizados balanços de iniciativas como os eventos Rio 2016, que contaram com realização executiva da ABIGRAF-RJ, representada por Carlos Di Giórgio; um balanço das iniciativas de Two Sides e do 24º Congresso da Conlatingraf, por Fabio Arruda Mortara.
Encerrando o encontro, o presidente nacional da ABIGRAF, Levi Ceregato, fez um balanço das bem-sucedidas iniciativas do ano, como a sessão solene em Brasília em comemoração aos 50 anos da entidade; o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Gráfica e da Comunicação Impressa; o 16º Congraf; e o fomento junto ao jornal PropMark para a realização do Summit de Comunicação – A Força da Mídia Impressa. Na agenda de 2016, Ceregato anunciou que se empenhara para continuar ampliando o número de regionais, estudar a criação de um selo de confiança para as empresas associadas e manter a vigilância e o empenho em solucionar o problema do conflito tributário e fortalecer o Grupo de Líderes da ABIGRAF.