17 de dezembro de 2015

ABIGRAF Nacional: balanço positivo e propostas de crescimento

No dia 24 de novembro, a ABIGRAF Nacional realizou, em São Paulo, sua 24ª Assembleia Geral Extraordinária, que contou com 37 participantes, entre representantes de 13 regionais e convidados. O encontro teve coordenação do presidente do Conselho Consultivo, Julião Flaves Gaúna. Abrindo a pauta, houve uma exposição do vice-presidente da Andipa, Vicente Amato Sobrinho, sobre “O momento atual e o futuro dos distribuidores de papel”.

Segundo ele, o papel couchê produzido nacionalmente supre apenas 50% da demanda do mercado e que há grande risco de falta desse insumo, devido à alta do dólar que não favorece a importação, a problemas crescentes de crédito interno e à concentração da produção. Ainda na parte da manhã, as ABIGRAFs Regionais relataram as principais iniciativas em andamento.

ABIGRAF-PE – Valdézio Figueiredo e Eduardo Mota falaram dos planos de implementar no estado a exigência de atestado de capacidade técnica em concorrências públicas, ampliar a base de associados, estruturar uma agenda de demandas, tornar rotativo o prêmio regional Norte e Nordeste, lançar uma revista e organizar um grupo com cerca de 20 empresas para a Drupa 2016.

ABIGRAF-AL – Floriano Alves da Silva Jr. elogiou a realização dos eventos que compuseram a agenda Rio 2016 e disse que está no radar da regional a questão do diferencial do ICMS com o Simples, que deve acarretar aumento de recolhimento da ordem de 13%.

ABIGRAF-RS – Ângelo Garbarski informou que a Regional contou com assessoria especializada para fazer o planejamento estratégico e que já foram iniciadas prospecções para a realização do 17º Congraf no estado.

ABIGRAF-SC – Cidnei Barozzi anunciou o propósito de que os três estados sulinos passem a compartilhar ações a partir de 2017. A primeira da série será a realização de um seminário sul-brasileiro da indústria gráfica.
Na sequência, foram realizados balanços de iniciativas como os eventos Rio 2016, que contaram com realização executiva da ABIGRAF-RJ, representada por Carlos Di Giórgio; um balanço das iniciativas de Two Sides e do 24º Congresso da Conlatingraf, por Fabio Arruda Mortara.

Encerrando o encontro, o presidente nacional da ABIGRAF, Levi Ceregato, fez um balanço das bem-sucedidas iniciativas do ano, como a sessão solene em Brasília em comemoração aos 50 anos da entidade; o lançamento da Frente Parlamentar da Indústria Gráfica e da Comunicação Impressa; o 16º Congraf; e o fomento junto ao jornal PropMark para a realização do Summit de Comunicação – A Força da Mídia Impressa. Na agenda de 2016, Ceregato anunciou que se empenhara para continuar ampliando o número de regionais, estudar a criação de um selo de confiança para as empresas associadas e manter a vigilância e o empenho em solucionar o problema do conflito tributário e fortalecer o Grupo de Líderes da ABIGRAF.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais