20 de abril de 2023

Confederação Nacional da Indústria divulga a 26ª Nota Econômica – Exportações de bens da indústria de transformação foram recorde em 2022

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o panorama das exportações brasileiras de bens da indústria de transformação, a Nota Econômica destaca que o desempenho positivo não interrompeu a tendência de concentração das exportações brasileiras.

As exportações da indústria de transformação somaram US$ 181,4 bilhões em 2022, resultado recorde. Esse desempenho positivo foi impulsionado pela alta significativa de 15,5% nos preços dos bens e pelo aumento de 8,7% da quantidade exportada em relação a 2021. Em 2022, as exportações da indústria de transformação também alcançaram a maior quantidade exportada já registrada. Este resultado contribuiu para evitar uma queda ainda maior na produção, que recuou 0,7% em 2022 em relação a 2021.

No entanto, ainda não se pode afirmar que a tendência de perda de participação da indústria de transformação na pauta exportadora tenha se encerrado. Considerando a indústria como um todo, a perda de participação persiste, em razão do desempenho inferior da indústria extrativa. O movimento de comoditização da pauta continua. O setor agropecuário aumentou sua participação em 2022, mantendo a tendência que vigora desde 2007. Em termos de destinos, a América Latina representou 25,9% das exportações de bens da indústria de transformação e 57,8% das vendas externas de bens de consumo duráveis e bens de capital em 2022. Esse protagonismo reforça a importância da região para a indústria brasileira.

Como resultado, a participação da indústria de transformação na pauta de exportações brasileira aumentou depois de cinco anos de queda. No entanto, ainda é cedo para se afirmar que a tendência de perda de participação da indústria de transformação tenha se encerrado. Ademais, considerando a indústria como um todo, a perda de participação persiste, em razão do desempenho inferior da indústria extrativa. O movimento de comoditização da pauta continua. O setor agropecuário mantém a tendência de aumento da participação iniciada em 2007. Confira o estudo completo aqui.

Noticias Relacionadas

23 de fevereiro de 2024

Ibá e Abigraf iniciam campanha nacional de arrecadação de livros

Até o início de abril, entidades do setor de árvores cultivadas e da indústria gráfica recolherão títulos de diversos gêneros como forma de contribuir para a 3ª edição do projeto #CirculeUmLivro São Paulo, 23 de fevereiro de 2024 – Entre […]

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Está disponível a edição 319 da Revista ABIGRAF

Confira mais detalhes sobre o conteúdo da nova edição e fique por dentro das novidades do setor e do ponto de vista de especialistas sobre temas atuais e de suma importância para nosso segmento!

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Vereadora Janaina Lima participa da reunião da Abigraf e Sindigraf-SP

A reunião mensal de diretoria da Abigraf / Sindigraf-SP contou com a presença da vereadora Janaina Lima.

Leia mais