20 de abril de 2023

Confederação Nacional da Indústria divulga a 26ª Nota Econômica – Exportações de bens da indústria de transformação foram recorde em 2022

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou o panorama das exportações brasileiras de bens da indústria de transformação, a Nota Econômica destaca que o desempenho positivo não interrompeu a tendência de concentração das exportações brasileiras.

As exportações da indústria de transformação somaram US$ 181,4 bilhões em 2022, resultado recorde. Esse desempenho positivo foi impulsionado pela alta significativa de 15,5% nos preços dos bens e pelo aumento de 8,7% da quantidade exportada em relação a 2021. Em 2022, as exportações da indústria de transformação também alcançaram a maior quantidade exportada já registrada. Este resultado contribuiu para evitar uma queda ainda maior na produção, que recuou 0,7% em 2022 em relação a 2021.

No entanto, ainda não se pode afirmar que a tendência de perda de participação da indústria de transformação na pauta exportadora tenha se encerrado. Considerando a indústria como um todo, a perda de participação persiste, em razão do desempenho inferior da indústria extrativa. O movimento de comoditização da pauta continua. O setor agropecuário aumentou sua participação em 2022, mantendo a tendência que vigora desde 2007. Em termos de destinos, a América Latina representou 25,9% das exportações de bens da indústria de transformação e 57,8% das vendas externas de bens de consumo duráveis e bens de capital em 2022. Esse protagonismo reforça a importância da região para a indústria brasileira.

Como resultado, a participação da indústria de transformação na pauta de exportações brasileira aumentou depois de cinco anos de queda. No entanto, ainda é cedo para se afirmar que a tendência de perda de participação da indústria de transformação tenha se encerrado. Ademais, considerando a indústria como um todo, a perda de participação persiste, em razão do desempenho inferior da indústria extrativa. O movimento de comoditização da pauta continua. O setor agropecuário mantém a tendência de aumento da participação iniciada em 2007. Confira o estudo completo aqui.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais