16 de abril de 2026

Dexco e Suzano qualificam 157 jovens para impulsionar a inclusão produtiva

Dexco e Suzano atingiram a marca de 157 jovens qualificados para o mercado de trabalho em 2025 por meio de uma aliança estratégica de inclusão produtiva.

A capacitação proporcionada por essas companhias acontece por meio de uma parceria com o Formare, programa de qualificação profissional voltado para jovens em desvantagem socioeconômica, da Fundação Iochpe.

Além de contribuírem para a promoção desse público ao primeiro emprego, 89% dos jovens que concluíram o curso conseguem uma oportunidade de emprego na empresa onde realizaram os estudos ou no mercado de trabalho, segundo pesquisa encomendada pela Fundação Iochpe para o Plano CDE.

Empresa Jovens Formados Localidades das Unidades
Dexco 60 Agudos e Itapetininga (SP); Uberaba (MG)
Suzano 97 Aracruz (ES); Belém (PA); Imperatriz (MA); Mucuri (BA); Suzano (SP); Três Lagoas (MS)

 

“O setor de papel e celulose é um dos pilares da nossa bioeconomia e, por meio desta parceria com a Dexco e a Suzano, estamos garantindo que essa força também se traduza em impacto social. Ao qualificarmos 157 jovens, não entregamos apenas certificados, mas profissionais preparados para atuar em uma indústria que exige inovação e respeito ao meio ambiente. Esse modelo transforma vulnerabilidade em competência técnica, garantindo que o ciclo produtivo      seja alimentado por uma mão de obra local extremamente preparada e engajada”, explica Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.

A Fundação Iochpe é uma organização sem fins lucrativos, mantém há 36 anos o Programa Formare, referência no Brasil em qualificação profissional de jovens em situação de desvantagem socioeconômica. Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação profissional inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas públicas. Por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou mais de 28 mil jovens, e o índice de formalização no mercado de trabalho chega a 89% dos egressos nos últimos dez anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Plano CDE em 2023. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) aqui no Brasil, pela UTSLP (Universidade Tecnológica de San Luis Potosí) e UTCH (Universidade Tecnológica de Chihuahua), ambas no México, e pela SPPU (Savitribai Phule Pune University), na Índia.

FONTE: Assessoria de Imprensa

Noticias Relacionadas

16 de outubro de 2026

Konica Minolta comemora 38 anos de Brasil e apresenta o novo conceito de seu showroom em São Paulo

No último dia 7 de outubro, a Konica Minolta celebrou 38 anos de atuação direta no Brasil.

Leia mais
15 de outubro de 2026

Desafios à competitividade se agravam com a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1

A ABIGRAF NACIONAL considera alarmante a aprovação, pelo Senado Federal, da PEC 221/2019, que reduz a jornada de trabalho semanal de 44 para 40 horas e estabelece o fim da escala 6x1.

Leia mais
15 de outubro de 2026

PrintLeaders estreia com 100% das vagas preenchidas e impulsiona debate sobre o futuro da indústria gráfica

Realizada na sede do Google Brasil, em São Paulo, a 1ª Print Forward MasterClass reuniu líderes gráficos de diferentes segmentos e regiões do País, apresentou aplicações práticas de inteligência artificial e anunciou parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia para a formação de gestores do setor.

Leia mais