23 de março de 2026

Presidente da ABIGRAF Nacional visita a Delegacia Especial da Receita Federal de João Pessoa, que combate o desvio de Papel Imune

Nesta semana, o Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Flaves Gaúna, visitou em João Pessoa (PB) o projeto da nova Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB), especializada na fiscalização e controle de produtos sujeitos a registros especiais e que, entre outras atividades, atuará na prevenção e combate ao desvio de finalidade do uso papel imune – papel isento de impostos destinado exclusivamente à impressão de livros, jornais e periódicos.

Julião foi recebido pelo delegado titular, Dr. Christiano Rocha Pinheiro, que apresentou as ações estratégicas de prevenção e combate ao desvio de finalidade do uso do papel imune que serão realizadas em breve pela unidade, bem como os futuros projetos nesse sentido.

Desde sempre, uma das principais atuações do Departamento Jurídico da ABIGRAF Nacional é orientar as empresas gráficas quanto à correta utilização do papel imune, nos termos da lei, que, entre outras disposições, exige obtenção de registro especial federal e estadual prévios.

Os usuários, fabricantes, importadores, distribuidores, gráficas, convertedores e armazéns gerais de papel imune devem seguir rigorosamente a Instrução Normativa RFB nº 2.217/2024, bem como o Convênio ICMS 48 / 2013 do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, que dispõem sobre registro, controle e operações com o papel imune sob pena de multas, suspensões,  interdições e até detenção por crime contra a ordem tributária.

Além do papel imune, a citada unidade da Receita Federal do Brasil em João Pessoa (PB) realizará ações integradas com as polícias Federal e Civil no combate ao uso ilegal, contrabando e falsificação de demais produtos sujeitos a controles e registros especiais, tais como bebidas, cigarros e biocombustível.

Noticias Relacionadas

28 de agosto de 2026

Indústria Gráfica do Rio Grande do Sul conhece os vencedores do 18º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica

Ontem (27/08) foi dia de celebrar a excelência da indústria de impressão do Rio Grande do Sul.

Leia mais
27 de agosto de 2026

Sun Chemical abre as portas de sua unidade em Guarulhos para reunião do GE-EMBA

Ontem, 27/08, aconteceu mais uma reunião do GE-Emba - Grupo Empresarial de Embalagens. Como principal destaque, o encontro teve lugar na Sun Chemical, em Guarulhos, incluindo uma visita técnica pela unidade.

Leia mais
27 de agosto de 2026

Febratex 2026 termina como a maior edição da história do evento

A Febratex 2026 terminou com números inéditos. Realizada de 18 a 21 de agosto, em Blumenau, a maior edição da história do evento registrou 102 mil acessos e entregou 87.560 crachás ao público.

Leia mais