23 de fevereiro de 2024

#TBT: CONGRAF: informação e atualização para um futuro que já chegou

Hoje, vamos lembrar um pouquinho de como foi a edição 2023 do CONGRAF, que aconteceu, nos dias 23 e 24 de novembro no auditório do CIEE, em São Paulo.

Trazendo o tema “O amanhã é hoje”, o evento contou com mais de 300 congressistas presentes e patrocínio ouro de BlendPaper, Bobst, Chambril, Drupa, Eco3, Emme, Expo Print Latin America, Fespa Brasil 2024, Sindigraf SP e Suzano; patrocínio prata de Heidelberg, e patrocínio bronze de SunChemical.

Entre os renomados palestrantes estiveram Roberto Simioni, economista-chefe da Blue3 Investimentos (XP) que falou sobre o tema “Panorama e visões da economia brasileira”; Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day, que ministrou a palestra “Passo a passo: inovação e transformação digital na sua empresa”; Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands, que abordou o tema “Construção e valorização da marca como diferencial competitivo”; e Max Gehringer, que arrancou aplausos com sua palestra “Gerenciamento e mudanças para superação e excelência”.

No segundo dia, o conteúdo foi voltado às perspectivas e novidades para a Drupa 2024 com conteúdo do Print Promotion World Summits, parte do Drupa World Tour realizado pela VDMA (Associação Gráfica alemã) e patrocínio das empresas Heidelberg, IST, Kama, KBA, Kurz, Müller Martini e Windmöller & Holscher.

Com temas como “Drupa 2024: o futuro da impressão é agora”, “Drupa 2024: o destaque da indústria global de impressão e embalagem”, “Impulsionadores de inovação e sustentabilidade”, foram apresentadas as tendências e perspectivas para o maior evento da indústria gráfica mundial, que acontecerá de 28 de maio a 7 de junho em Düsseldorf. O destaque ficou por conta do crescimento e expansão da impressão digital em todos os segmentos do setor (impressão, acabamento e gestão) bem como para a convergência de aplicações do produto impresso em outras áreas, que não o papel, como o setor de decoração e comunicação visual, por exemplo. A sustentabilidade e a busca por “soluções verdes” também apresentaram relevância e permearam grande parte das apresentações.

No final da primeira metade do dia, foram abertos os painéis de debates “Por que a sustentabilidade é importante”, “A próxima fronteira digital” e “Tecnologias e soluções setoriais de vanguarda”. Participaram executivos membros das empresas do Print Promotion World Summit com mediação de Fabio Arruda Mortara (Presidente da Two Sides Brasil), Hamilton Terni Costa (empresário e consultor) e Elcio de Souza (diretor da Escola SENAI), respectivamente.

Na segunda metade do dia, aconteceu a palestra “Inteligência artificial: aplicações práticas na indústria gráfica” com Kenneth Corrêa (diretor de estratégia na 80 20 marketing) e Rodrigo Abreu (CEO da AlphaGraphics do Brasil) e o painel de debate “Perspectivas de mercado para o setor gráfico”, com Alexandre Keese (diretor da APS Feiras), Bruno Cialone (consultor) e mediação de Julião Gaúna (Presidente da ABIGRAF Nacional).

Noticias Relacionadas

15 de abril de 2025

Abigraf-RS é anfitriã do 7º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, que será em 13/09, em Porto

Porto Alegre sediará a 7ª edição do Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, que já tem data marcada para acontecer: 13/09. O evento é promovido conjuntamente pela Abigraf-RS, Abigraf-SC e Abigraf-PR, tendo, neste ano, o Rio Grande do Sul como anfitrião.

Leia mais
15 de abril de 2025

SIGEGO na Canton Fair 2025: conectando a indústria gráfica de Goiás ao mundo

O presidente do SIGEGO, Marcos Antônio, embarcou no último sábado (12/04) rumo à China como integrante da missão da FIEG à Canton Fair 2025 — uma das maiores feiras multissetoriais do mundo.

Leia mais
15 de abril de 2025

Democratização do acesso à leitura: Projeto #CirculeUmLivro começa na semana que vem, dia 21/04!

Criado pela Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) em parceria com a ABIGRAF, o Projeto #CirculeUmLivro chega à sua quarta edição a partir do próximo dia 21 de abril. Até o dia 29/04 diversas cidades de São Paulo e do Espírito Santo, além de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), serão palcos de mobilizações em prol da leitura e da economia circular, com pontos de troca de livros e programação cultural espalhados por centros culturais, estações de metrô, bibliotecas, shoppings, escolas e ruas centrais.

Leia mais